MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Entenda porque é mais barato cuidar da manutenção de seu veículo de maneira preventiva
Por Leandro Alvarez
Um carro é praticamente um membro da família, não é? Pode até não ser em termos emocionais, mas nos gastos com certeza ele é praticamente uma pessoa. Às vezes gastamos muito dinheiro com “essa pessoa” por não entender sobre a manutenção de carros e desconfiar das oficinas. Com o intuito de levar mais conhecimento e praticar serviços de qualidade a preço justo, resolvi abrir um Auto Center Premium. Premium, pois valorizamos o atendimento transparente, mostrando o que realmente precisa ser feito, além de trabalhar apenas com produtos de qualidade disponíveis no mercado. Costumamos dizer aos nossos clientes: primeiro: manutenção preventiva sempre será mais barato do que a corretiva e, segundo: a melhor ferramenta para avaliar um profissional ou oficina é o próprio manual do carro. Lá você encontra todas as informações essenciais sobre seu carro.
Ao realizar a manutenção preventiva seguindo o manual, você evita gastos elevados com a correção de alguns problemas.
Listamos algumas dicas que podem te auxiliar:
Balanceamento x Alinhamento
Volante trepidando? Esse é um sinal claro de que seu carro precisa de um balanceamento de rodas. As pessoas acabam acreditando que alinhamento e balanceamento andam sempre juntos, mas não. Você consegue identificar a necessidade de um alinhamento, pois o carro puxa para um dos lados. Já o principal sinal da necessidade de um balanceamento é trepidação no volante. Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Esse problema também pode acontecer nas rodas traseiras. Neste caso, o motorista irá escutar um barulho vindo da carroceria.
Velas de ignição
Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Dica de sempre: o manual do carro é sempre seu melhor conselheiro.
Filtro de Ar
O filtro de ar do motor é algo que muita gente confunde com o filtro de cabine ou filtro anti polén.
O filtro de ar tem como função barrar a entrada de partículas que possam entrar no motor e danificar as peças móveis, além de impedir que o motor receba impurezas. Um filtro de ar em bom estado é responsável pela melhora no desempenho e no consumo de combustível, pois um filtro sujo dificulta a entrada de ar no motor piorando o rendimento e consequentemente aumentando o consumo.
Leandro S. Alvarez é engenheiro, especialista em Automobilística, proprietário da Auto Tech Auto Center Premium. (na página da Autotech SJC no facebook você encontra dicas semanais)
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br