De olho em 2020: como a comunicação pode alavancar o seu negócio

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Imagem: ilustração

Por Alexandre Puppio

O segundo semestre mal começou e já estamos aqui nos preparando para o Natal! Como os dias estão passando cada vez mais rápidos e a velocidade das inovações está cada vez maior, esse é o momento ideal para pensar nas tendências da comunicação para 2020 e se preparar para acompanhar as novidades e oportunidades de melhorar o seu negócio. Quando pensamos em comunicação digital, percebemos que ela ganha cada vez mais destaque no mundo corporativo e está presente em todas as empresas, desde micro até grande porte. Portanto, olhar a comunicação como aliado para alavancar seu negócio não é mais estratégia, é necessidade!

Se você já vive essa realidade, parabéns! Agora, se você ainda não se ligou nessa necessidade real, confira algumas dicas e reúna a sua equipe para buscarem juntos as melhores alternativas de se manter ativo no seu segmento.

Estabeleça metas
Metas são fundamentais para deixar claro quais são os objetivos que a comunicação da sua empresa deve alcançar. Você pode traçar um plano para a comunicação aumentar as vendas, fortalecer a sua marca, melhorar o relacionamento com os clientes, entre outros. Portanto, ter em mente o que você busca para o próximo ano é essencial para definir quais caminhos você deve seguir.

Conheça o seu público-alvo
Diante da concorrência cada vez mais acirrada, conhecer o ambiente, o mercado, seus clientes e os seus principais concorrentes, sobretudo suas forças e fraquezas, podem fazer a diferença na hora de elaborar as ações promocionais. Por isso, dedique um tempo para conhecer melhor o seu cliente e os prospects (clientes potenciais), seus desejos, necessidades e expectativas. Assim, você pode se antecipar dos seus concorrentes e ter mais resultados durante suas ações promocionais.

Invista em Marketing Digital
Não basta ter um site e páginas em redes sociais. O marketing digital precisa ser usado de forma estratégica para conseguir entregar resultados efetivos, como gerar visibilidade, atrair clientes e aumentar as vendas. Com ele é possível escalar suas ações, escolher o quanto você quer gastar com cada ação e testar o desempenho das suas campanhas, aprimorando-as quando possível e investindo naquilo que dá certo. Nas campanhas de mídias sociais e anúncios pagos, por exemplo, é possível determinar, detalhadamente, o perfil do público desejado, criando filtros com informações como idade, sexo, localização e, também, interesses pessoais. Essa segmentação permite atingir um grupo mais específico e que possui interesse nos produtos que você oferece.

Planejamento diário
Na comunicação o planejamento deve ser feito todo dia, acompanhando as tendências, lendo e seguindo as maiores referências para colocar a sua empresa no caminho certo e atingir seus objetivos. Falar em estratégia para daqui dois anos não é mais pertinente. Há um mundo de possibilidades à nossa volta e precisamos filtrar aquelas que realmente preencherão as nossas demandas em relação ao nosso mercado. Afinal, aliar estratégia e criatividade e desenvolver ações em cima das tendências é o que manterá a sua marca competitiva.

Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor da Puppio RP, agência de comunicação criativa especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltadas a pequenos e médios negócios.

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