Início Saúde Doação de órgãos emociona equipe e familiares com corredor de aplausos em...

Doação de órgãos emociona equipe e familiares com corredor de aplausos em hospital de São José

0
Doação de órgãos
Foto: Divulgação

A doação de órgãos de uma mulher de 47 anos mobilizou familiares, amigos e profissionais do Hospital Municipal de São José dos Campos na noite de domingo (5). Após a confirmação da morte encefálica e a autorização da família, foram captados o fígado, os dois rins e as duas córneas.

A mulher havia manifestado em vida o desejo de ajudar outras pessoas. Antes do procedimento, a passagem da maca da UTI até o centro cirúrgico foi acompanhada por um corredor de aplausos. Familiares também se reuniram para um momento de oração.

A captação foi conduzida pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), com apoio de profissionais do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.

Desde o início de 2026, o Hospital Municipal contabiliza 25 órgãos e tecidos captados: três corações, dois pulmões, quatro fígados, oito rins e oito córneas.

No mesmo período, foram registradas 15 notificações de morte encefálica. Seis potenciais doadores não apresentavam condições clínicas para a doação e houve três recusas familiares entre os casos aptos.

A identidade dos doadores e dos pacientes transplantados é mantida em sigilo no Brasil. A distribuição dos órgãos segue critérios técnicos e médicos do sistema de transplantes.

Como funciona a doação

Após a confirmação da morte encefálica, a doação depende da autorização da família. Quando há consentimento e condições clínicas, a OPO organiza o processo em conjunto com o hospital e a Central de Transplantes.

No Vale do Paraíba, a OPO responsável pelo atendimento da região é vinculada à Unicamp, em Campinas.

Como a decisão cabe à família, manifestar em vida o desejo de ser doador pode ajudar os parentes diante dessa escolha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile