E-mail Marketing funciona sim!

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Por Santari Comunicação Digital

Apesar de muitos acreditarem que não funciona, baseado em experiências negativas que tiveram, na maioria das vezes, o resultado não foi satisfatório porque a ação pode ter sido executada de maneira errada. Alguns dos erros mais comuns ao executar uma ação de E-mail Marketing são:
– Comprar lista de e-mail: Tem qualidade muito baixa, pouca ou nenhuma segmentação e muitos dados inválidos.
– Segmentação: É fundamental identificar a base de dados para enviar o conteúdo ideal com a frequência correta.
– Enviar e-mail em excesso: O consumidor pode ficar saturado e simplesmente deixar de abri-lo.
Ter estratégia é o que vai definir o resultado de sua ação de E-mail Marketing.

As pessoas lêem E-mail Marketing sim!

O E-mail Marketing ainda é uma maneira significativamente mais eficaz de adquirir clientes do que as mídias sociais.
Praticamente todo mundo possui um e-mail. Claro que a maioria não lê tudo o que recebe, mas quando sabe que se trata de um conteúdo relevante, com certeza vai ler. Então o caminho para ter melhores resultados com seu E-mail Marketing é um conteúdo de qualidade e um título muito atrativo.
Mas mesmo um conteúdo de qualidade, se tiver uma grande frequência, pode cansar a base de dados e comprometer os resultados.

E-mail Marketing é mais que uma ferramenta para gerar venda, é uma ferramenta de relacionamento, um canal para informar seu potencial cliente e conduzi-lo na jornada de compra.

Uma boa estratégia de trabalhar com E-mail Marketing, é basear no Funil de Vendas. Trata-se de um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento da venda, trabalhando com conteúdo relevante que sirvam de gatilhos que darão suporte à jornada do consumidor.

– Topo do Funil

Nesta fase os visitantes descobrem que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido, despertado ao entrar em contato com a empresa.

– Meio do Funil

Nesta fase temos os leads que estão em busca de resolver suas necessidades. Sem focar o conteúdo com o objetivo de venda e sim de amadurecer e qualificar os leads, deixando-os prontos para a próxima fase.

– Fundo do Funil

Aqui os leads já se tornam oportunidades, estão prontos para abordagem de venda, conscientes e buscando soluções.

Conteúdo relevante

Para produzir um conteúdo relevante é fundamental conhecer profundamente a persona do seu negócio. Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais de comportamento e características como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios, desejos e medos. Com base no conhecimento da persona, criamos conteúdos que gerem empatia, sejam gatilhos e uma ação na jornada do consumidor dentro de um determinado negócio, atraindo de forma natural e espontânea.

Agora que entendeu a importância do E-mail Marketing, depois de definir a persona de seu negócio e temas de conteúdos relevantes, seguem algumas dicas para deixar seus e-mails mais atrativos:

– Seja pessoal: A caixa de entrada é um ambiente pessoal e o melhor a ser feito é escrever realmente como um ser humano, falar de situação que os leitores realmente vivenciam para conquistar empatia.

– Crie um título que seja impossível de não abrir. O título é muito importante, se o e-mail não for aberto não vai adiantar ter um ótimo conteúdo. Aqui vale a pena gastar tempo, pensando no título ideal, pensando como sua persona pensa.

– Evite e-mail longo e vá direto ao ponto: o tempo é muito precioso, então devemos ser objetivos e breves.

– Informe o cliente porque recebem os seus e-mails e onde se cadastraram: a maioria das plataformas de envio de e-mail já faz isso. Se não lembrar porque está recebendo o e-mail, aumentam as chances de descadastramento.

Entendeu a importância de manter atualizada a base de dados de seus clientes e potenciais clientes?

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