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Empreendedorismo: Ciclo de Vendas

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Por Nany Martins @aweebusiness

O desejo de avançar na conversa e chegar ao fechamento, a interrupção torna-se presente e o vendedor pode ignorar os pontos-chave levantados pelo cliente potencial ou as coisas nas entrelinhas. É muito comum as pessoas interromperem umas às outras, e por mais que isso não deva acontecer em um processo de vendas, acontece.

A escuta ativa não é apenas o oposto de não interromper. Envolve ouvir atentamente, repetir informações importantes e resumir o que a outra pessoa disse. Essa é uma forma de garantir que você sempre se concentre no cliente.

Esse tipo de alavanca é útil para qualquer profissional que atua no comercial,  ajuda a entender verdadeiramente o que as pessoas envolvidas estão dizendo. Principalmente o que eles não disseram.

Assim como o pensamento crítico e a solução de problemas, a escuta ativa é uma importante habilidade para quem atua comercialmente.

É importante não interromper, ou pior, tentar responder à pergunta antes do cliente.

Ao ouvir ativamente e focalizar sua atenção diretamente no cliente, você pode demonstrar:

  1. Interessado nos desafios e sucesso da empresa
  2. Ele está pronto para ajudá-lo a resolvê-lo.

Existem muitas habilidades de escuta ativa que podem melhorar seu relacionamento com seu líder ou cliente:

  • Construir confiança, relacionamento estabelecer rapport;
  • Demonstra cuidado;
  • Faça perguntas abertas;
  • Faça perguntas específicas para esclarecimento;
  • Paráfrase para mostrar o entretenimento;
  • Sugestões não verbais que mostram compreensão, como acenar com a cabeça e contato visual;
  • Declarações verbais curtas, como “Eu entendo”, “Eu sei”, “OK”;
  • Espere para compartilhar sua opinião;
  • Compartilhe experiências semelhantes para mostrar compreensão;
  • Mantenha o cliente relaxado e mostre interesse no que ele tem a dizer;
  • Não julgue sua situação atual;
  • Não se apresse em tirar conclusões, joga o julgamento para longe;
  • Faça perguntas no final para ter certeza de que entendeu o que acabou de dizer;
  • Coloque-se na perspectiva da outra pessoa e tente entender suas necessidades, motivações, expectativas, etc.;
  • Evite distrações e interrupções, como seu telefone celular.
  • A experiência durante o ciclo de vendas importa tanto para o fechamento como para o não. Se você como comercial, não mostrar interesse genuíno em solucionar a dor do seu cliente.
  • Tente não usar a pressão da meta para pressionar o seu cliente, isso vai gerar o efeito contrário.
  • Preocupe-se em oferecer o melhor atendimento e a solução que faça mais sentido ao cliente fechar esse negócio, mas gerar indicação para o fechamento de outros.

Olhando para os seus atendimentos, você faz a escuta ativa ou fica ansioso para interromper o cliente e começar a falar?

Nany Martins

CEO Grupo Awee Business

@aweebusiness

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