Nesta segunda-feira (1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 nos 5.570 municípios do país. Nos próximos três meses, os recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios.

Estão sendo aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Três formas de abordagem estão sendo utilizadas para preencher os questionários: presencial, pela internet e por telefone. Mesmo que a pessoa opte por preencher o questionário pela internet, o recenseador irá a casa do entrevistado entregar um código necessário para preencher o questionário. Pelo telefone, ocorre o mesmo processo. No caso da entrevista pela internet, o morador terá sete dias para responder.

O Censo Demográfico será realizado em todos os domicílios do país. Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana. As informações coletadas ajudam empresas, governos e pessoas a tomarem decisões sobre serviços básicos à população, investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, empregos, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos.

Nos loteamentos fechados e condomínios, o trabalho depende do apoio dos síndicos, que deverão orientar a portaria e os moradores sobre a coleta de dados. Confira algumas orientações do IBGE

  • Em todas as visitas, cabe à portaria realizar o procedimento de identificação e validação do colaborador do IBGE
  • Não deve ser exigido do colaborador do IBGE o nome de um morador para que a portaria entre em contato com o domicílio.
  • Os colaboradores do IBGE retornarão ao condomínio, quantas vezes forem necessárias, para que todos os domicílios sejam recenseados, inclusive para atividades de Supervisão, para dar cumprimento a metodologia censitária e respectivos critérios técnicos.
  • Em caso de eventual problema, o condomínio poderá entrar em contato com a central de atendimento do IBGE, para relatar a ocorrência, com vistas a adoção das providências cabíveis.

Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

De acordo com a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE.

A lei também assegura o sigilo das informações prestadas. Elas devem ser usadas exclusivamente para fins estatísticos. Não podem ser usadas como prova em processo administrativo, fiscal e judicial, ou para qualquer outra finalidade.

Atenção: Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Atraso: A Coleta do Censo Demográfico prevista para ser realizada em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi adiada em função da pandemia e, em 2021 sofreu novo adiamento por falta de orçamento e acabou ficando para 2022.

 

 

 

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui