Com a paralisação da coleta do lixo comum, iniciada na terça-feira (4) pelo sindicato da categoria, a Prefeitura de São José dos Campos preparou uma ação emergencial para prestar os serviços e não prejudicar a população.
Com o apoio dos servidores da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbam, 46 caminhões da Prefeitura e oito compactadores da Urbam saíram às ruas nesta sexta-feira (7) para fazer a coleta de resíduos sólidos em todas as regiões da cidade.
Neste sábado, os trabalhos continuarão de forma reforçada com 25 caminhões basculantes da Prefeitura, oito da Urbam e mais 40% da frota da empresa Beta Ambiental, que retornou parcialmente aos serviços na sexta-feira conforme determinação judicial.
Sobre a coleta de domingo, a Prefeitura informou que notificou a empresa Beta Ambiental para fazer a coleta.
A greve: Os profissionais cobram melhorias nas condições de trabalho, reclamam de desvio de função e alegam que constantemente os coletores são colocados em outras atividades.
Vistoria
A Prefeitura informou que após a vistoria realizada na manhã desta sexta-feira, na garagem da empresa Beta Ambiental por peritos do Tribunal Regional do Trabalho, empresa, sindicato e Prefeitura, ficou acordado que 40% dos funcionários já deveriam voltar imediatamente ao trabalho.
A Prefeitura também revelou que protocolou junto ao Tribunal Regional do Trabalho de Campinas um pedido para seja liberado de forma urgente o serviço por completo.
“A Prefeitura pede compreensão da população e solicita que se os sacos de descartes sejam colocados corretamente nas lixeiras e também evite depositá-los no chão para evitar que sejam rasgados”, informou a nota enviada pela Secretaria de Manutenção da Cidade.