Na manhã desta quarta-feira (3), três filhotes de cachorro foram encontrados abandonados dentro de uma caixa na Avenida Fernando Sabino, no Urbanova. O flagrante foi feito por Jonas, um entregador que passava pelo local e notou os animais expostos ao sol.
Comovido com a cena, ele colocou os cães na cabine do caminhão para protegê-los e entrou em contato com a equipe de zoonoses da Prefeitura. No entanto, foi informado de que o órgão não poderia acolher os filhotes.
Sem alternativas, Jonas pede ajuda à população. Enquanto segue com sua rotina de entregas, ele mantém os animais sob seus cuidados e busca interessados em oferecer um novo lar para eles, já que não consegue ficar com os animais e precisa continuar seu trabalho. Ele pede ao menos um lar temporário.
Quem desejar adotar pode entrar em contato diretamente pelo telefone/WhatsApp (12) 98176-8382.
O caso reacende o debate sobre o abandono de animais no Urbanova, problema recorrente na cidade e que configura crime previsto na legislação brasileira. Além da penalidade legal, o ato expõe os animais a riscos de saúde e sofrimento, reforçando a necessidade de conscientização e de políticas públicas mais efetivas para prevenção e acolhimento.
Adoção dos filhotes: contato com Jonas pelo telefone/WhatsApp (12) 98176-8382.
Abandonar ou maltratar animais é crime desde 1998 (lei 9.605/98). Em 2020, uma nova lei federal (14.064/20) aumentou para até cinco anos a pena de detenção que era de até um ano. A Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de São Paulo (Depa) recebe denúncias de situações de maus tratos ou abandono por meio digital no site https://www.webdenuncia.org.br/depa.