Reeleito com 196.462 votos, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), tomou posse ao lado do vice-prefeito Coronel Wilker Lopes no dia 1º de janeiro de 2025, em uma sessão solene na Câmara Municipal, para o segundo mandato (2025-2028). Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o Prefeito sobre o desenvolvimento do Urbanova.
Revista Urbanova: Prefeito, durante o período de campanha, o novo acesso ao Urbanova foi amplamente discutido. Agora, reeleito, o senhor reassume o compromisso de implantar uma nova via de acesso ao bairro? Quais são as próximas etapas e prazos previstos para essa obra?
Anderson Farias: Sim. Este compromisso está no meu Plano de Gestão: fazer o novo acesso do Urbanova (ligação da avenida Jockey Clube-Esplanada-Urbanova). Estamos concluindo os projetos executivos e as tratativas com os loteadores para definirmos os prazos.
Esta obra será segmentada em dois trechos, sendo:
Trecho 01 entre a av. Jockey Club e a travessia do Rio Paraíba do Sul. O projeto já está em fase final do executivo para licitação das obras.
Trecho 02 entre o rio Paraíba do Sul e a avenida Danillo Stanzani que será executada por loteadores. Os projetos já foram iniciados e encontram-se em fase de aprovações na Prefeitura.
Revista Urbanova: Em relação à perturbação de sossego, um problema que afeta o Urbanova e outras regiões, quais medidas a cidade pode adotar para reduzir esses casos e como a fiscalização de bares e adegas irregulares pode se tornar mais eficaz?
Anderson Farias: Nós realizamos regularmente ações preventivas com as Forças de Segurança e a Fiscalização de Posturas, por meio do Programa São José Unida. As operações abrangem todas as regiões da cidade, com o objetivo de coibir o funcionamento irregular de atividades comerciais no período noturno, inclusive adegas, combater a perturbação do sossego público e reforçar a sensação de segurança da população. Neste ano, a Fiscalização de Posturas já lavrou 110 autos de infração e multa, emitiu 100 notificações e realizou 50 interdições destas atividades.
Tais medidas são baseadas na Lei 10822/2023, novo código de fiscalização de posturas, aprovada em dezembro do ano passado que estabelece sanções mais rigorosas e restritivas para estabelecimentos que causem ou favoreçam irregularidades em decorrência do seu funcionamento, além da limitação do horário de funcionamento após as 22hs.
Revista Urbanova: No Urbanova, temos as comunidades Beira Rio e Bairrinho, que há anos enfrentam a falta de infraestrutura. Quais são seus planos para o futuro dessas áreas?
Anderson Farias: A Prefeitura de São José dos Campos já recebeu os moradores da Comunidade Beira Rio e está em conversa com eles e as demais partes interessadas para viabilizar a regularização fundiária da área. Já foram realizadas algumas reuniões nos últimos meses e uma outra deve ocorrer nesta semana com os proprietários da gleba onde fica o núcleo.
Quanto ao Bairrinho, que tem acesso pelo Urbanova, trata-se de um bairro de Jacareí. Devido à questão territorial, o pedido dos moradores para que se faça a regularização fundiária será avaliado pela equipe técnica em comum acordo com a Prefeitura do município vizinho.
Revista Urbanova: Sobre o Parque Ribeirão Vermelho, há planos para ampliar as áreas de arborização, atividades culturais e recreativas? O que o senhor pretende fazer para fomentar ainda mais o uso desse espaço pela população?
Anderson Farias: Sim, há planos para ampliar as áreas de arborização.
As Secretarias de Mobilidade e de Manutenção da Cidade também estão com projetos para a implantação de trilhas integrando o sistema cicloviário do bairro ao parque Ribeirão Vermelho.
Revista Urbanova: Em seu plano de governo, o senhor menciona um estudo para a nova via Urbanova-Aquarius, ligando a Avenida Ironman Victor Garrido à Via Oeste. Esse projeto tem prazo para início e quais são os planos para viabilizar financeiramente essa obra?
Anderson Farias: Esta é uma bastante complexa, devido a sua relação com o parque natural do Banhado. No meu plano de gestão eu me comprometi a “Fazer o estudo da Via Urbanova-Aquarius (ligação da Via Oeste à avenida Ironnman Victor Garrido).
Vamos desenvolver os projetos necessários em conjunto com todos os entes envolvidos para podermos qualificar e quantificar essa importante obra.