Esperança: a força que nos faz ir além

0
394

Por Cláudia Fonseca

Em tempos difíceis, onde a incerteza toma conta do nosso consciente e do inconsciente coletivo, onde tudo é desconhecido e novo ao mesmo tempo, são tantas as informações que já não sabemos no que acreditar, mas precisamos acreditar que a atitude consciente de cada um é o único caminho para atravessar esse momento todos juntos.

Um estado de medo e incerteza paira sobre a humanidade: a cada momento novos casos são noticiados e medidas novas vão sendo adotadas, é como se não tivéssemos tempo compreender o que está acontecendo, quanto mais o que irá acontecer. No mundo globalizado e conectado em que vivemos, podemos ter a sensação de que tudo acontece em um único tempo. Logo, percebemos a influência da responsabilidade do homem com a resposta do UNIVERSO. Assim, o Coronavírus segue espalhando medo e incertezas, e diante desse cenário a ESPERANÇA é a força que nos faz ir além.

A Esperança é a força que nos faz acreditar que tempos ruins são apenas uma ponte para algo maior e melhor. Atravessar essa ponte requer de cada um viver a nossa humanidade, resgatar a nossa bondade e nos colocar a serviço do outro com amor, responsabilidade e esperança. A Esperança é a certeza de que tudo passa no tempo certo quando todos nós doamos o nosso melhor.

Ela exige de mim e de você atitudes positivas, que começam com os nossos pensamentos, nossas palavras, nosso olhar, nosso ouvir e finalmente no nosso agir. Quando agimos com Esperança nos comprometemos e o problema não é mais do outro, é meu, é nosso. Quando isso acontece, tudo se transforma em oportunidade para transformar a Humanidade e resgatar a nossa dignidade de viver com segurança, proteção, alegria, saúde e paz. E para que isso aconteça é preciso mudar o olhar, mudar o caminho e viver diferente.

Nós, seres humanos, temos a capacidade de criar a nossa realidade. Nós não temos o poder de controlar tudo, mas temos o direito de escolher como queremos viver. Como vivemos é o que define os nossos resultados. Como iremos viver esse momento de pandemia do Coronavírus é o que vai definir o seu impacto na humanidade. Talvez seja o grande momento de rever a qualidade dos nossos relacionamentos, nossos valores,  nossas relações de afetos, momento de estar mais atentos às pessoas que amamos, de valorizar mais o nosso trabalho, de prestar atenção nos pequenos detalhes da vida, de brincar com nossos filhos, ouvir as história dos mais velhos, cuidar dos mais debilitados e susceptíveis,  ser mais solidários com os menos favorecidos… é tempo de assumir com responsabilidade o nosso papel no mundo.

Querida pessoa, nós podemos ser produto do meio ou agente de mudança no mundo. O que você escolhe ser? Desejo que você escolha ser um agente de mudança e semear ESPERANÇA! Eu verdadeiramente acredito que o mundo depois do Coronavírus será melhor. Onde o SER será mais importante do que o TER.

Cláudia Fonseca – Master Coach, Pós Graduada em Psicologia Positiva

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here