EU MORO NO URBANOVA
(Dezembro de 2015)
RODOLFO DANTAS
O segmento da comunicação evolui em um ritmo acelerado. Os veículos de comunicação se transformaram, o comportamento do público mudou e, certamente a estratégia de comunicação também precisa se modificar. O publicitário Rodolfo Dantas (39) soube acompanhar essa tendência e hoje se destaca no mercado publicitário da região. Ele é graduado em Comunicação Social pela FAAP de São Paulo e mestre em Propaganda e Marketing pela Metodista.
Rodolfo, sua trajetória é marcada por conquistas e crescimento profissional constante. Você pode nos contar um pouco sobre sua carreira?
Uma forma simplificada de contar o que eu fiz nos últimos 19 anos, que marcam a minha trajetória profissional, é dividi-la em duas etapas: a analógica e a digital. Na fase analógica, trabalhei com a chamada mídia tradicional, todas na cidade de São Paulo. Entre elas, as rádios 89 Rádio Rock, Transamérica e Cidade. E uma grande experiência foi na TV Cultura, onde trabalhei no núcleo de documentários. Depois fui para o mercado publicitário. Como integrante dos times de criação de duas agências de propaganda, elaborava anúncios para TV, Rádio, Outdoor, Revistas e Jornais. E já nessa época, eu tinha inquietação: o que dizer as pessoas para que elas comprem os produtos e os serviços dos anunciantes? Esse interesse me levou, inclusive, para a área acadêmica e determinou o tema da minha pesquisa de mestrado. Eu não parava de estudar este assunto (ainda não parei) e aplicava o que aprendia nas demandas que surgiam à minha mesa, como redator publicitário. E foi nessa época, início do milênio, que a internet se consolidou como uma ferramenta que aproxima as empresas de seus objetivos. Posso dizer que aí começou a fase digital da minha carreira. Comecei a atender demandas de geração de conteúdo digital encaminhadas por empresas de todo o país. E fiquei encantado com a capacidade que a internet tem de gerar resultados. Antes de investir em uma ação de marketing online, você já sabe quantos consumidores buscam pelas palavras-chave relevantes para o seu negócio, entre outros dados. E consegue mensurar o retorno de cada centavo investido. E o que me fez brilhar os olhos (sabe aquela sensação de ter escolhido a coisa certa?) foi quando eu me dei conta de que a base do marketing digital é o conteúdo. As pessoas entram nos sites e nas mídias sociais, não para ser alvo de abordagens de venda, mas para consumir conteúdo: algo que as ajude a viver com menos desgaste e mais otimismo, que agregue valor ao seu dia a dia, que as permita atingir as melhores versões de si mesmas. Na época, acabei me especializando numa área que se chama conteúdo estratégico e, em 2004, abri a primeira empresa deste segmento no Brasil, que atua com produção de conteúdo para estratégias online e offline e também fornece soluções em treinamentos abertos, in company e a distância. Hoje, a Frase Conteúdo completa 11 de mercado. Temos uma equipe competente e esforçada, que me enche de orgulho. E quando olho pra trás, fico muito feliz ao ver quantas empresas e pessoas já ajudamos a alcançar seus objetivos.
O que engloba o trabalho de produção de conteúdo estratégico?
O conteúdo estratégico é fundamentado em dois pilares: o primeiro é o delineamento do público-alvo. Precisamos saber muito bem quem ele é, onde ele está, quais mídias acessa mais e o quais são suas necessidades. Aí vem o segundo pilar que consiste na elaboração de textos, vídeos, imagens e mensagens sonoras. A razão de ser de todo esse conteúdo é ajudar as pessoas a viver melhor, não é vender, de forma explícita. É assim que o conteúdo estratégico envolve as pessoas, de modo que elas passem a se relacionar de forma cada mais próxima com as marcas. E desse relacionamento emanam as compras. Eu compro de quem me ajuda mais. E você?
Quais são os maiores desafios em comunicar-se estrategicamente?
O grande desafio é alcançar o resultado esperado pela empresa que investiu no seu trabalho e na sua estratégia. Quase todo mundo tem habilidades de sobra para publicar posts no Facebook, blogs e YouTube. A questão é: como transformar isso em “din din”.
Como atrair a atenção dos clientes/público nas mídias sociais, considerando as mudanças no comportamento dos consumidores?
A diferenciação e a satisfação de necessidades são os dois grandes responsáveis pelo processo de atração. Quer atrair alguém? Faça diferente e ajude essa pessoa a ser melhor.
BOX: EU MORO NO URBANOVA
Minha esposa Daniela e eu queríamos dar aos nossos filhos (Davi e Stela) a oportunidade de viver mais debaixo do sol, brincar de pé no chão, desenhar na rua com um pedaço de tijolo, se espantar com uns bichinhos esquisitos (que não fossem escorpiões, é claro).
A proximidade com a natureza é um baita de um privilégio dos moradores do Urbanova. Mas o que também eu gosto muito é dessa atmosfera de comunidade. Encontrar as pessoas na escolinha, na padaria, na festa junina, na novena do condomínio.
Eu penso que boa parte do que precisa ser melhorado no bairro está relacionado à mobilidade, o que na verdade é um dos grandes problemas da nossa cidade. Faltam calçadas, ciclovias, mais ônibus e também uma nova via de acesso. Este ano o tempo de trânsito que eu e o meu filho levamos para chegar à escola dele triplicou. Vale, ainda, um desabado sobre aquela rua interditada há um ano. Mas é um desabafo silencioso… sem comentários.