Início Eventos Evento gratuito e online sobre psicanálise e ética começa nesta sexta (5)...

Evento gratuito e online sobre psicanálise e ética começa nesta sexta (5) e reúne pesquisadores de todo o país; Inscrições estão abertas

0

Nesta sexta-feira (5) e sábado (6), acontecerá a 7ª edição da Jornada Psicanalítica, realizada pela Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba. O encontro discutirá psicanálise e ética em formato gratuito e online via Zoom, reunindo pesquisadores reconhecidos de diversas regiões do país. As inscrições podem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/zJpSKvKu71T4sh939.

A programação se distribui em palestras ao longo dos dois dias. Cláudia Del Corto, nossa colunista na Revista Urbanova e também uma das organizadoras do evento, afirma que “um grande diferencial das jornadas é reunir pesquisadores do Brasil das mais diversas escolas de pensamento psicanalítico, para estabelecer uma interlocução entre diferentes perspectivas, ajudando-nos a refletir sobre temas complexos e urgentes”.

A organização confirmou cerca de 400 inscritos, interessados em ampliar o debate sobre temas contemporâneos relacionados à psicanálise implicada no cenário atual.

Programação

As atividades do dia 5 começam às 20h, com participação de Ana Laura Prates, Rafael Garbuio e Ricardo Pezati. O grupo debaterá a relação entre cinema e psicanálise a partir do filme Dias Perfeitos, dirigido por Wim Wenders. O longa servirá como base para a discussão, mas não será exibido durante o encontro.

No dia 6, a programação terá início às 9h, com a conferência de Henry Krutzen sobre psicanálise em tempos de colapso ecológico e revolução digital, abordando implicações subjetivas e éticas. Às 10h, Patrícia Porchat analisará a relação entre o gênero do analista e sua prática clínica. Em seguida, às 11h, Luís Claudio Figueiredo discutirá a comunicação da ignorância na formação do analista.

As atividades retornam às 13h, com Paula Peron, que abordará ética no atendimento de sujeitos subalternizados, marginalizados e racializados. Às 14h, Enzo Cléto Pizzimenti falará sobre o desejo do psicanalista, o consultório e a cidade.
A última conferência ocorrerá às 15h, conduzida por Thais Klein e Érico Andrade, que debaterão identidade, experiência e corporeidade na psicanálise.

O evento se destina a pessoas interessadas em psicanálise, psicologia e saúde mental.

Serviço
Datas: 5 e 6 de dezembro de 2025
Inscrições: https://forms.gle/zJpSKvKu71T4sh939
Formato: Evento online e gratuito

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile