O Impacto FN 3.0 reuniu mais de 800 empresários no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos, na última sexta-feira (12). O encontro de alta performance trouxe nomes como Joel Jota, Arthur Aguiar, Hortência Marcari, Carlos Wizard, Fábio Nascimento, Flávio Garcia e Paulo Neto, em 12 horas de conteúdo voltado a estratégias de crescimento, networking e gestão.
O evento ocorreu em um contexto desafiador para quem decide empreender no Brasil. Segundo levantamento do Sebrae, 38% das empresas encerram atividades antes de completar cinco anos, o que evidencia a necessidade de inovação e preparo para enfrentar o mercado. Nesse cenário, os palestrantes defenderam a criação e fortalecimento de ecossistemas de negócios como uma alternativa para garantir competitividade e longevidade.
Joel Jota destacou que “grandes ecossistemas, como Amazon, Magalu, Nubank e Stone Co., conectam serviços porque o cliente está no centro”. Para ele, empreender exige disciplina, disposição e investimento constante em estudos e capacitação. Já Arthur Aguiar ressaltou a importância de unir sistemas de negócios com networking e anunciou, junto com Fábio Nascimento, o lançamento do Impacto Club, grupo destinado a criar conexões estratégicas entre empresários.
No encontro, 14 empreendedores aderiram ao novo clube. Entre eles, Dirceu Malhone, CEO da DM Interiores, que atua há cinco anos no Vale do Paraíba. Para ele, as conexões estabelecidas no evento ampliaram a visão de negócios e reforçaram a identidade da empresa.
Além das palestras, 17 estandes de patrocinadores ofereceram experiências e oportunidades de relacionamento.