A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve, nesta sexta-feira (6), uma mulher suspeita de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais de São José dos Campos.
A equipe fazia patrulhamento preventivo quando foi acionada por um comerciante. Ele relatou que havia sido abordado por uma mulher que se apresentava como representante do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o comerciante, ela afirmou que o local precisaria passar por uma suposta atualização e cobrou o pagamento de uma taxa, sob ameaça de multa. Com medo de sofrer penalidades, ele fez uma transferência via Pix, acreditando se tratar de uma fiscalização oficial.
Com as informações repassadas, os agentes localizaram a suspeita em outro endereço e realizaram a abordagem. Com ela, foram encontrados livros do Código de Defesa do Consumidor, adesivos, recibos, crachá de identificação, celular e dinheiro em espécie.
A mulher afirmou que não tem vínculo com a Prefeitura, o Procon ou qualquer órgão público e disse atuar como vendedora autônoma de livros.
Todos foram levados à Central de Polícia Judiciária, onde o caso foi registrado para investigação por suspeita de estelionato e extorsão. Os materiais foram apreendidos e, após os procedimentos legais, as partes foram liberadas.
