Hoje é o dia Nacional do Feirante. Confira 10 curiosidades sobre as feiras de São José dos Campos

0

O Dia Nacional do Feirante é comemorado nesta sexta-feira (25). Em São José dos Campos, eles estão espalhados por todas as regiões da cidade. Veja algumas curiosidades:

• São José dos Campos tem atualmente 360 feirantes cadastrados pela Prefeitura

• 39 feiras livres diurnas (das 7h às 14h)

• 3 feiras noturnas (das 17h às 22h)

• Cada feira tem em média cerca de 35 barracas de diversos segmentos

• As feiras livres mais antigas da cidade são aquelas realizadas no Jardim Paulista e em Santana, ambas em atividade desde a década de 1970.

• No Urbanova a feira acontece desde 2002 as terças-feiras próximo à Paróquia Santo Agostinho. Inicialmente era realizada na rua Plínio Pedrosa e, com a inauguração do Supermercado Máximo, mudou para uma área ao lado o estacionamento da igreja.

• A última feira criada na cidade foi a instalada no Setville, na região sudeste, que acontece aos sábados.

• O único dia sem feira é a segunda-feira

• A Prefeitura é responsável por organizar, autorizar, fiscalizar e dar todas as condições de estrutura dos locais para a realização das feiras;

• Além da Fiscalização de Feiras, a atuação das equipes de Mobilidade Urbana e da Urbam é de fundamental importância para a realização das feiras livres em São José dos Campos, por conta das interdições e sinalização do trânsito nas vias públicas e também pela limpeza do local após a feira.

Saiba mais:  A Prefeitura é responsável por organizar, autorizar, fiscalizar e dar todas as condições de estrutura para a realização das feiras. Da interdição do trânsito nas vias públicas à limpeza das ruas após o término da feira.

Desde 2021, as feiras vêm passando por uma padronização em que cada setor é identificado por cores: verde (legumes, verduras, frutas, cebola, alho, flores), vermelho (ovos, frios, frango, peixes, biscoitos, cereais, plantas) e azul (para barracas de alimentação como caldo de cana, pastel, pizza, yakissoba, bolos e pães).

Segundo a presidente da Associação dos Feirantes de São José dos Campos, Maria do Socorro Albuquerque, as feiras são espaços democráticos e muito tradicionais, mas que ano a ano estão evoluindo para continuar atraindo as pessoas.

“Os feirantes são apaixonados pelo que fazem: enfrentam chuva e sol, madrugam todos os dias da semana para oferecer o melhor em alimentos aos clientes. Uma tradição que passa de pai para filho. São pessoas que sentem orgulho do que fazem. E para manter viva essa tradição a Prefeitura nos ajuda muito a melhorar a cada dia a estrutura das nossas feiras tanto para a população quanto para os feirantes”, afirma Maria.

São José dos Campos e “das lavouras”

Pouca gente imagina o caminho que as frutas, verduras e legumes fazem até chegar à mesa. Muitas vezes, esse caminho nem é tão longo. Há feirantes que produzem seus produtos e ofertam alimentos cada vez mais frescos ao consumidor.

O feirante e produtor Artur Evaristo, de 59 anos, é um exemplo disso. Bem pertinho da Arena de Esportes do Jardim das Indústrias, ele cultiva seus produtos desde 1989 e oferece de terça a domingo uma infinidade de verduras fresquinhas, colhidas sempre no dia anterior. “Faço isso com muita paixão. Dá bastante trabalho, mas é prazeroso ver o cliente na banca comprando aquilo que produzi.”

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui