Os patinetes elétricos compartilhados ganharam as ruas de São José dos Campos. Apesar de diversos benefícios como a sustentablidade e praticidade nos deslocamentos, os usuários do equipamento nem sempre respeitam as regras e, agora, estão sujeitos a multas de até R$ 150,00.
A locadora dos patinetes na cidade, JET, informou que no mês de agosto foram registradas 76 advertências e 12 multas aos usuários, principalmente por andarem em duplas no mesmo equipamento.
Os usuários devem ser maiores de 18 anos, não estarem sob estado de embriaguez, nem dar caronas – já que se trata de um transporte individual. É recomendado o uso de equipamentos de segurança, como capacete.
O cliente não pode estacionar os patinetes elétricos em meio a faixas de pedestres, rampas de acessibilidade, no meio das calçadas ou em locais de acesso e saída de veículos.
O próprio aplicativo já apresenta no mapa quais são os pontos permitidos de estacionamento, sem atrapalhar o trânsito de pedestres. Pelo celular, a JET indica em fotos como os usuários devem estacionar. Vale ressaltar que todas as viagens contam com seguro para acidentes.
Para coibir as infrações a JET tem realizado ações educativas em praças e espaços de grande circulação. Os patinetes apresentam boa resistência, são equipados de sinalização e sinalização noturna, e, aliados à tecnologia, por geolocalização, já limitam a velocidade conforme legislação local – com áreas de uso de 6Km/h a 20Km/h.
A empresa informou que envia aos usuários notificações por celular relativas à direção segura. E, desde o início das suas operações, mantém instrutores nos principais fluxos de trânsito a fim de orientar aulas de direção, como noções de condução, frenagem e manobras, e demais regras locais.
Para utilizar os patinetes é necessário baixar gratuitamente o aplicativo da Jet, disponível tanto para Android quanto para IOS. O serviço funciona 24h por dia e é tarifado pela empresa.
Saiba mais: https://instagram.com/jet.azul