As inscrições para o Fies terão início no dia 3 de fevereiro e seguem até as 23h59 do dia 6. A participação é gratuita e deve ser feita pelo Portal Acesso Único, no endereço acessounico.mec.gov.br/fies. Em 2026, o programa vai disponibilizar mais de 112 mil vagas para o financiamento de cursos em faculdades particulares. Desse total, 67.301 são para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo.
Para se inscrever, é necessário ter participado do Enem a partir de 2010, ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Outro critério é a renda familiar bruta mensal por pessoa, que deve ser de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.863.
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, da maior para a menor, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A prioridade começa com quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca utilizou o Fies. Depois vêm os candidatos que não concluíram a graduação, já usaram o financiamento e quitaram a dívida. Em seguida, entram os que já concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o programa. Por último, ficam os que já se formaram, usaram o Fies e já quitaram.
O Fies tem uma chamada única e também uma lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro, e cada candidato poderá ser selecionado em apenas uma opção de curso.
Quem for pré-selecionado deverá acessar o sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro para complementar a inscrição.
O Fies é um programa do governo federal que financia cursos de graduação em instituições privadas para estudantes de baixa renda. Todos os anos, são realizados dois processos seletivos regulares, um em cada semestre, além de seleções para ocupar vagas que eventualmente não são preenchidas.
Serviço
Inscrições: de 3 a 6 de fevereiro, até 23h59
Site para se inscrever: acessounico.mec.gov.br/fies
Vagas no 1º semestre: 67.301
