O licenciamento obrigatório para veículos com placas finais 3 e 4 no estado de São Paulo começa nesta sexta-feira (1º) e segue até o fim de agosto. O procedimento é obrigatório e, se não for realizado dentro do prazo, pode levar à remoção do veículo e aplicação de multa gravíssima.
Segundo o Detran-SP, até o fim de junho, cerca de 9,8 milhões de veículos – o equivalente a 46,6% da frota estadual, já estavam com o licenciamento regularizado. Ao todo, aproximadamente 21 milhões de veículos devem ser licenciados ao longo de 2025.
Como licenciar o veículo
Para realizar o licenciamento, é necessário quitar previamente o IPVA, além de eventuais multas. A taxa do licenciamento em 2025 é de R$ 167,74, e o pagamento pode ser feito nos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander), por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.
Com o pagamento efetuado, o condutor pode baixar ou imprimir o documento atualizado por meio do portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser salvo no celular ou impresso em papel sulfite comum.
Penalidades e liberação online
Circular com veículo não licenciado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio. Em caso de recolhimento, a liberação pode ser feita rapidamente por meio do serviço online LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), no site do Detran-SP, desde que todas as pendências financeiras sejam quitadas.
Calendário de licenciamento 2025 – veículos leves
-
Julho: finais 1 e 2
-
Agosto: finais 3 e 4
-
Setembro: finais 5 e 6
-
Outubro: finais 7 e 8
-
Novembro: final 9
-
Dezembro: final 0
Caminhões e caminhões-tratores
-
Setembro: finais 1 e 2
-
Outubro: finais 3, 4 e 5
-
Novembro: finais 6, 7 e 8
-
Dezembro: finais 9 e 0
Mais informações estão disponíveis em: www.detran.sp.gov.br.