Início Nosso Bairro Linhas de ônibus que atendem o Urbanova são alvos frequentes de reclamação....

Linhas de ônibus que atendem o Urbanova são alvos frequentes de reclamação. Um VLP circulou pelo bairro nesta terça em caráter experimental

0
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Recebemos frequentemente em nossa redação reclamações sobre as linhas de ônibus que atendem o Urbanova, principalmente a linha 160 (alimentadora) que circula pela região do Alphaville e Colinas do Paratehy.

A principal queixa é referente aos horários disponíveis, que segundo os moradores, não atendem toda a demanda e dificultam a contratação de mão de obra.

“É preciso aumentar a linhas e horários. Falta cobertura nos pontos. Total falta de respeito com as pessoas que ficam debaixo de sol e chuva. Os ônibus precisam subir direto sentido Alphaville, passando pelas portarias sem a necessidade de um terceiro ônibus. Desta forma, os funcionários já chegam cansados ao trabalho”, disse Gisele Nogueira.

Na manhã desta terça-feira (18) a Prefeitura iniciou testes com os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) que operam na Linha Verde em outras regiões. Um VLP foi visto no Urbanova por volta das 7h atendendo a linha 128. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que, em breve, irá divulgar mais detalhes sobre os testes, que irão acontecer em vários bairros de São José. 

“Eu trabalho no Urbanova e vejo que todas as linhas precisam de melhorias, principalmente aos finais de semana, pois, diminuem a circulação que já é precária. Chega a ter diferença de 3 horas entre os horários de atendimento. Por conta disso, funcionários estão pedindo demissão por não ter condições necessárias para chegar ao trabalho” comentou Karen Silva.

Atualmente três linhas atendem o bairro. A linha 121 faz o corredor da avenida Possidônio José de Freitas, nos dois sentidos. E a 128, a avenida Shishima Hifumi, retornando pela av. Ironman Victor Garrido, com atendimento à Univap (Universidade do Vale do Paraíba) em horários específicos.

As duas linhas, 121 e 128, se encontram em um ponto final próximo à rotatória no entroncamento da avenida Possidônio José de Freitas com a avenida Papa João Paulo 2º, onde recebem os usuários da linha alimentadora 160. A linha 160 entrou em circulação em 2019.

O bairro conta com pelo menos 20 mil moradores e diariamente cerca de 17 mil pessoas circulam pelo bairro.

“Há uma necessidade real de mais ônibus, tanto nos horários de pico, como nos horários intermediários. Tal como acontece, hoje, é um verdadeiro desafio para os moradores, os que vem trabalhar no bairro e, ainda àqueles que buscam os atendimentos no GACC e GAIA, duas instituições sem fins lucrativos que atendem a população mais vulnerável”, comentou a presidente do GAIA, Sara Azibeiro.

Questionada sobre as reclamações, a Prefeitura de São José dos Campos alegou que a licitação para a locação de 400 ônibus elétricos está suspensa por decisão do Tribunal de Contas. Essa licitação propõe exatamente o aumento da frota, equipada com ar condicionado, usb, wifi, de forma a melhorar o conforto e agilidade para a população. Consequentemente, a linha citada (160) será diretamente beneficiada pelas melhorias propostas no novo modelo.

A Prefeitura informou, ainda, que fiscaliza diariamente a operação do sistema e notifica as empresas de ônibus nos casos de atrasos e falhas no sistema. “Também é disponibilizado um canal direto de contato com a população, por meio do 156 via telefone ou aplicativo, para receber denúncias e sugestões. Outras informações devem ser obtidas diretamente com o Consórcio 123, responsável pela operação das linhas”.

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que está prevista a instalação de mais três abrigos metálicos nas avenidas Possidônio José de Freitas e Shishima Hifumi. Um deles, já foi instalado na avenida Shishima Hifumi, 2278.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile