No mês de maio, é promovida a campanha Maio Roxo, voltada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, prevenção e avanços na área, a Revista Urbanova conversou com o Dr. Rodrigo Ciotola Bruno, médico cirurgião geral e coloproctologista com ampla atuação na área.
Perfil: Dr. Rodrigo Ciotola Bruno é médico cirurgião geral e coloproctologista.
É um dos proprietários do Instituto Proctogastro de São José dos Campos (IPG), juntamente com o Dr. Paulo Maurício Bruno e a Dra. Cláudia Bruno, onde também atua como responsável técnico.
O IPG é uma clínica formada por uma equipe multidisciplinar de excelência, atuando nas áreas clínicas e cirúrgicas, com atendimento por convênios e consultas particulares. Conta com oito médicos cirurgiões na equipe e oferece os mais modernos recursos em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com foco na alta qualidade e no melhor tratamento aos pacientes.
Revista Urbanova: Quais são os principais motivos que levam um paciente a buscar um coloproctologista?
Dr. Rodrigo Ciotola Bruno: Os pacientes geralmente procuram devido a sintomas como: sangramento anal, dor na região anal ou abdominal, alterações no hábito intestinal (como diarreias ou constipação persistente), sensação de evacuação incompleta, presença de nódulos ou protuberâncias anais e, em alguns casos, incontinência fecal.
Tratamos diversas condições, como a doença hemorroidária (hemorroidas), fissuras e fístulas anais, prolapso retal, doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, e Doença Diverticular (Diverticulite).
Nosso papel é fundamental. Na prevenção, realizamos uma consulta minuciosa e um exame clínico completo. Para complementar, solicitamos exames de imagem, laboratoriais e a colonoscopia, quando necessário, que permitem identificar e remover pólipos, lesões precursoras do câncer.
A prevenção é essencial, especialmente para pessoas acima de 45 anos ou com histórico familiar.
No caso das doenças inflamatórias intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn), os sintomas são alterações do hábito intestinal, como diarreias associadas a sangue e muco várias vezes ao dia, emagrecimento, anemias e, muitas vezes, desnutrição. Nestes casos, os coloproctologistas são essenciais no tratamento e acompanhamento médico.

Revista Urbanova: Quais os avanços significativos que tem observado na área da Coloproctologia atualmente?
Dr. Rodrigo Ciotola Bruno: Atualmente, a Coloproctologia tem avançado muito na cirurgia robótica e no tratamento clínico e cirúrgico das doenças inflamatórias intestinais e oncológicas. Realizei minha certificação em cirurgia robótica e a primeira cirurgia em 2017, no exterior, e hoje tenho realizado minhas cirurgias pela plataforma robótica no Hospital Albert Einstein e na Rede D’Or São Luiz Campinas, até a chegada do robô em São José dos Campos.
Essas abordagens minimamente invasivas proporcionam menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida para o paciente.
Além disso, realizamos novas tecnologias e abordagens para o tratamento de condições como hemorroidas, fístulas e fissuras anais com o uso do laser.
Revista Urbanova: Para finalizar, qual a sua principal recomendação para a população em relação à saúde colorretal?
Dr. Rodrigo Ciotola Bruno: Minha principal recomendação é não negligenciar os sintomas e não ter vergonha de procurar ajuda do médico coloproctologista.
Qualquer alteração persistente no funcionamento do intestino ou sangramento deve ser investigada.
Por fim, gostaria de ressaltar que, no Instituto Proctogastro, além da Coloproctologia, também tratamos das patologias do Aparelho Digestivo Alto, dentre outras especialidades, o que tem proporcionado a muitos pacientes um diagnóstico mais assertivo e retorno à qualidade de vida.
Nas nossas redes sociais estão disponíveis nossos contatos e convênios credenciados, para mais informações.
Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 319, Sala 1105 – 11º Andar, Jardim Aquarius – Ed. Pátio das Américas, São José dos Campos/SP.
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira: das 8h às 18h
Sexta-feira: das 8h às 17h
Site:
https://institutoproctogastro.com.br/
Redes sociais:
@instproctogastro e @dr.rodrigobruno
WhatsApp Instituto ProctoGastro: (12) 99741-1961
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br