5 erros que você não deve cometer nas redes sociais
5 erros que você não deve cometer nas redes sociais:
- Seguir e deixar de seguir perfis para aumentar seu público. Invés disso: crie conteúdo relevante e frequente
- Comprar seguidores ou likes falsos. Invés disso: promova posts para seu público alvo
- Deixar seus stories inativos. Invés disso: faça uma programação de stories para te ajudar nos conteúdos
- Focar no feed perfeito sem legenda relevante. Invés disso: Procure fotos que representem seu post e busque uma identidade visual. Mas NUNCA esqueça do conteúdo;
- Não consumir conteúdo. Invés disso: consumo o TRIPLO que produz, inspire-se, analise seus concorrentes, entendo o que sua audiência precisa.
Defina seu nicho
Vamos falar sobre NICHO?
Definir seu nicho é um dos pontos iniciais de um perfil de sucesso do instagram. Quem quer falar com todo mundo, sobre tudo, acaba falando com ninguém.
Se você ainda não fez esse estudo, tudo bem! Sempre dá tempo de revisar e reformular alguns parâmetros.
Nicho pode ser um ponto em comum entre esses três fatores:
- O que você faz bem? (paixão)
- O que você sabe fazer? (habilidade)
- O que as pessoas precisam?
Escreva uma lista embaixo de cada tópico e veja que o termo que se repetir nas 3 colunas, é seu provável nicho.
Exemplo: Personal Trainer
- Paixão: treinar
- Habilidade: Especialista em musculação para idosos
- Pessoas precisam de orientações para exercícios
Nicho: Musculação para prevenção de lesões na terceira idade.
Exemplo: Cabelereiro
- Paixão: coloração
- Habilidade: Expert em ruivas
- Ruivas tem dificuldades em manter a cor do cabelo vivo após coloração
Nicho: Mulheres que precisam aprender sobre cuidados com cabelos ruivos em casa
Se um dos três fatores acima estiver omisso, você não conseguirá sustentar seu perfil por muito tempo. Por isso, escolha de coração o que você quer falar nas redes sociais para que se torne um trabalho sólido e que seja útil para uma comunidade.
Quanto mais específico for o nicho, melhor. Mais “especialista” você será no assunto. Afunile os seus temas.
Stories engajantes
Ninguém conversa com você nos Stories? Talvez você esteja fazendo isso errado…
Preparei esse checklist para te ajudar:
- Storytelling: conte uma história, o próprio nome já diz. Dê cronologia aos fatos e assuntos.
- Autenticidade: Seja você, sempre! Mesmo em perfil de marcas e empresas não faça uma personagem. Fale de sua maneira, com suas expressões, com a produção que você geralmente usa no dia a dia.
- Planejamento: Crie um roteiro de temas que podem ser como um guia de seus stories.
4.Toque pessoal: Gente gosta de gente. Então, nada de mostrar apenas seus produtos, suas caixas e sua tela de trabalho. Mostre seu rosto, conte sua história, compartilhe alguma fraqueza, isso gera conexão.
- Naturalidade: Nada de ir ao maquiador antes de gravar um vídeo. Os stories pedem sua vida real. Claro que você pode arrumar a mesa antes de mostrar algo, mas por que não compartilhar a arrumação em si?
- Uso de elementos: tags, gifs, localização: tá aqui um “pulo do gato”. Se tem tudo isso no app, é porque eles querem que a gente use isso! Quanto mais você usa as tags, mais gente recebe seu conteúdo! Além de ficar divertido e dinâmico para quem assiste.
- Call to action: pergunta, enquete, link. Sempre que puder deixe um gancho de conversa. Faça perguntas, deixe opções de respostas e o mais importante: use as respostas dos seus seguidores para construção de conteúdos.
Conteúdo produzido pela influenciadora Elisa Prits, CEO da agência de mídia social Infloo
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