Por Alexandre Puppio
Um dos campos do marketing digital é o marketing digital político, conjunto de ações que contribui para conduzir o eleitor a votar em um candidato específico. E, como teremos eleições municipais no próximo anos, é o momento para falarmos sobre isso, afinal, uma estratégia bem construída pode ajudar muito nos resultados alcançados.
Durante o mandato de agentes públicos, o potencial dessa ferramenta também se mostra decisivo para a construção de uma imagem positiva, com foco na reputação e ganhos em popularidade. Olhando por esse ponto de vista, já dá para perceber que uma carreira na vida pública não existe sem marketing.
No entanto, uma estratégia de marketing não acaba no período eleitoral. O marketing político se mostra extremamente importante não apenas para se comunicar com aqueles que já são eleitores, mas também para fortalecer a imagem de quem ocupa um cargo público. E, dessa forma, propagar o seu discurso a fim de conquistar uma nova base de eleitores e seguidores para as próximas eleições.
Não é surpresa para ninguém que as melhores e mais bem-sucedidas campanhas de marketing político compreendem as necessidades do eleitor. Veja a campanha “Hope and Change” de 2008, de Barack Obama, como um exemplo.
O seu sucesso demonstrou um entendimento superior do que os eleitores estavam esperando. Envolvia não apenas uma lista de políticas, mas também extensas pesquisas, planejamento, estratégia perspicaz e foco em um conteúdo que poderia ser compartilhado online.
A internet está aí para facilitar a sua tarefa de conversar com o público, ser notado por ele e se destacar dos demais concorrentes do mercado. Isso vale não apenas para empresas, mas também para agentes públicos e candidatos.
Quem pretende ocupar um cargo público ou trabalhar em uma campanha eleitoral precisa dominar as melhores práticas de marketing político. Mais do que vencer eleições, é fundamental ter o apoio popular para governar com tranquilidade. Nesse sentido, a sociedade é o cliente e o seu trabalho, capacidade e experiência são os produtos. Está na hora de se dedicar à estratégia e se ela for digital, não esqueça de contar com o suporte de
profissionais capacitados.
Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor
da Puppio RP, agência de comunicação criativa, especializada em produção e
gestão de conteúdo em redes sociais voltada para pequenos e médios negócios.
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