Por Leia Liporati
O digital, que já há bons anos está consolidado, ganhou ainda mais força com o confinamento das pessoas, sendo tema recorrente no último ano.
As mídias sociais vêm sendo usadas de forma profissional, principalmente para fortalecer a marca e fazer ligações entre pessoas e interesses.
O que aconteceu é que muitas empresas na urgência de inovar, se perderam a tanta informação e acabaram virando fantasmas no mundo digital.
A crise mudou a atenção principal dos clientes: não é mais para os preços. Os clientes agora miram relacionamento, qualidade do produto e qualidade dos serviços.
Agora é hora de repensar. Entender o status da maturidade digital do seu negócio e estar preparada.
Uma grande tendência são os Influenciadores, que tendem a vir ainda com mais força esse ano. Além do LinkedIn, blog e os tradicionais que estão sempre inovando, como Instagram e Facebook.
A otimização de performance de sites em mobile tem sido também foco de atenção das empresas. As projeções para 2022, segundo pesquisas, é que mais de 50% dos investimentos em propaganda de marketing serão direcionados ao mobile.
A conversa direta com seu público-alvo se faz ainda mais necessária. Ações ágeis com Calls-to-Action e atrativos facilitando a conversão e automações de “click and collect” também cresceram muito em 2020. A tendência é que continue.
Uma forma de deixar tudo isso um pouco mais leve e equilibrado, é o uso das Mídias Sociais como meio de diversão. Um bom exemplo é o TikTok que “ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de downloads no mundo”( www.techtudo.com.br/). Utilizado também como ferramenta de produção de conteúdo, o Tik Tok tem entrado para a estratégia de marketing e branding de várias empresas, de diferentes segmentos e do pequeno ao grande porte.
As empresas que desejam realmente fortalecer a sua marca precisam seguir dois conceitos primordiais:
- Ser autênticas! O conselho aqui é simplesmente não seguir “Modinha”. Siga sua verdadeira missão e seus valores, encontre seu propósito.
- Viva o seu discurso!(Walk de Talk!) A famosa frase do marketing nunca fez tanto sentido. As empresas que comprovam o que pregam, assumem os riscos e tomam ações concretas em prol de seus princípios são muito mais respeitadas. Não seja oportunista, vivencie aquilo que defende nas redes sociais.
Léia Liporati – Marketing de Conteúdo- Assessoria e gestão de redes sociais
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