Moradores do Urbanova denunciam empresa de energia solar por descumprimento de contratos

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Com os constantes aumentos na conta de luz, a procura por energia solar vem crescendo de forma significativa no Brasil.  Com o objetivo de obter uma boa negociação, um grupo de 18 moradores de um condomínio do Urbanova se uniu em busca de cotações do serviço de energia solar. Entre todas as propostas, destacou-se a Helux, não apenas pelo melhor preço, mas pelos benefícios e melhor tecnologia oferecida.

Os contratos foram assinados no mês de setembro de 2021, de forma individual, porém, apenas três clientes foram atendidos. Os demais relatam que ficaram sem resposta e sem a execução do serviço. Muitos deles, realizaram pagamento antecipado de todo o serviço, mas não foram atendidos. Os contratos variam de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00.

Realizamos a aquisição dos painéis fotovoltaicos da empresa Helux no segundo semestre do ano passado.
Como o local da instalação ainda não estava pronto, fizemos o parcelamento desse pagamento, na expectativa de que pudéssemos receber os equipamentos ainda dentro do período de pagamento.  Uma vez que o telhado ficou pronto e em condições de recebimento tentamos agendamento e prosseguimento ao contratado. Foi aí que começaram nossos problemas, pois deixamos de ser atendidos, sendo invariavelmente ignorados ou recebendo promessas de retorno em breve. Estamos há meses tentando dar  início ao processo de instalação com visitas ao local e tratativas na EDP, mas até para isso eles não possuem uma orientação formal, do passo a passo a seguir, ou o que podemos fazer para auxiliar nesse processo. Então, atualmente esse processo que é realizado por eles, nem foi iniciado. Sabemos de outras pessoas que tiveram imensas dificuldades no recebimento de seus produtos e por conta disso fizemos inúmeras tentativas de contato, tendo aceitado um documento que ‘garantia’ a instalação em uma data combinada, o que obviamente não se cumpriu. Nosso posicionamento hoje é que não queremos receber nenhum produto da empresa pois acreditamos que essa entrega dificilmente ocorrerá segundo a condição contratada. Por isso, queremos a devolução integral do valor pago (as parcelas já foram todas debitadas) sem descontos ou eventuais débitos administrativos”, 
relatou uma das clientes, que preferiu não se identificar.

20 reclamações da empresa foram registradas no Procon neste ano e 42 no “Reclame Aqui”. No Procon, 7 foram arquivadas por acordo entre as partes e 13 ainda estão em tramitação.

“O consumidor, em casos assim, tem o direito de cobrar a execução do contrato firmado ou de solicitar a devolução corrigida do que foi pago antecipadamente. Além disso, nenhuma multa poderá ser cobrada ou valor poderá ser retido a título de cancelamento do contrato, tendo em vista que o cancelamento do contrato foi causado pela empresa. Caso o problema não seja resolvido entre as partes no Procon, os consumidores devem procurar a Justiça para que a empresa seja obrigada a cumprir o contrato ou devolver os valores pagos com correção monetária”, orientou o Procon de São José dos Campos.

A empresa pode, ainda, ser multada pelo Procon caso se constate que os contratos foram violados ou se ela não prestar as informações solicitadas.

Estou desde abril deste ano sinalizando que a minha casa já está pronta e que poderiam tirar as fotos e dar continuidade ao processo de instalação e ajustes com a EDP, mas, raramente respondem minhas mensagens. Das 3 vezes que responderam agendaram a visita em minha obra, fique o dia todo esperando lá e eles não foram, e sequer deram alguma satisfação”,  contou outro cliente.

Outro relato aponta prejuízo de mais de R$ 100.000,00. “Contratei a instalação de 54 placas, só me entregaram 47 placas, tiveram que desinstalar e instalar novamente pois não tem responsável técnico para acompanhar as instalações. Fiz contato com os donos da empresa, mas eles não respondem e não me dão se quer um posicionamento. Era para ter entregue entre novembro e no máximo dezembro de 2021, até agora não concluíram o trabalho e estou sem suporte algum ! Paguei e não recebi o produto”, relatou o cliente em uma reclamação no site “Reclame Aqui”.

Solicitamos um posicionamento à empresa Helux Energia Sustentável, que informou que reconhece seu erro na gestão dos contratos e ruídos na comunicação da empresa e seus consumidores.  Leia abaixo a nota na íntegra:

A Helux esclarece que trata-se de um serviço de importação de equipamentos que sofreu um atraso maior que o esperado por parte da empresa fornecedora. A fim de solucionar estes e outros casos apresentados, a Helux Energia Sustentável contratou uma assessoria empresarial, bem como uma empresa de comunicação especializada que farão tratativas com todos os clientes para solucionar os problemas ocorridos.

A Helux Energia Sustentável aproveita a oportunidade para se desculpar com seus clientes e consumidores e reforçar o seu compromisso em proporcionar um serviço sério e de qualidade, sempre em sintonia com os avanços tecnológicos, buscando continuamente a melhoria do seu trabalho.

Para reforçar este compromisso, a Helux abriu um canal específico para conversar com esses consumidores, por meio do número (12) 98186-9191 e do e-mail sac@helux.com.br. A empresa também se compromete a entrar em contato gradualmente com todos os clientes, em busca de uma melhor negociação para cada caso e se mantém acessıv́el para todos que solicitarem”.

Alta procura: O número de instalação de painéis solares aumentou 70% no país em 2020, em comparação a 2019, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar. Um grande motivador entre os consumidores para ter sua própria energia é a tentativa de diminuição de custos na conta de luz. A expectativa é que o setor cresça ainda mais em 2021.

Bárbara Rubim, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar, pontua o crescimento: “A gente teve uma queda de mais de 80% no preço dos módulos fotovoltaicos de 2012 a 2020. Junto com isso, a gente teve também um fenômeno que muitos brasileiros vão se lembrar que é a questão do aumento da tarifa. Ou seja, a tarifa ficou mais cara e passou a valer cada vez mais a pena gerar a própria energia.”

A principal vantagem para o consumidor é a economia na conta de luz. Por exemplo, uma pessoa que gasta em torno de R$ 200,00 reais em energia elétrica, ao usar a energia solar terá uma tarifa mínima da sua conta. Antes da economia, é necessário fazer um investimento nesse tipo de tecnologia que pode variar dependendo do nível de consumo de energia em cada casa.

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1 COMENTÁRIO

  1. Essa empresa nao honra os contratos.
    Eu fiz um contrato em Jan 2022 e nunca entregaram nada. Minha casa esta em Cacapava.
    Nesse momento o processo esta com o procon com audiencia marcada para o mes de Julho.
    Gastei mais ou menos 10 mil reais e levei esse tombo.
    Espero que a justica multe essa companhia. Evite pro problemas, evite essa Helux.
    Ja ouvi falar que eles estao abrindo outro CNPJ para continuar com os golpes. Entao bastante atencao antes de contratar essas companhias.

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