Com o retorno as aulas presenciais nos colégios da região, o trânsito tem apresentado lentidão e despertado preocupação nos motoristas. Na Avenida Lineu de Moura, na rotatória do Clube Santa Rita, nota-se um problema em consequência do grande fluxo de veículos que saem do condomínio Jardim do Golfe e demais propriedades e os veículos que precisam fazer o retorno naquele local. Os motoristas pedem um semáforo nessa rotatória por meio de um abaixo-assinado eletrônico que já conta com a assinatura de cerca de 500 pessoas.
“Solicitamos a colocação de semáforos na Avenida Lineu de Moura, na altura da rotatória que dá acesso ao condomínio Jardim do Golfe, a fim de apresentar, aos moradores do local e aos condutores uma maior segurança e tranquilidade na travessias dessa via. A solicitação de instalação de semáforos nessas vias de fluxo intenso de veículos tem como objetivo dar aos pedestres e aos ciclistas um tempo maior para que a travessia tenha o mínimo de segurança; pensando também no motorista, para que realize o cruzamento sem causar acidentes principalmente em horários considerados de “pico”, o que infelizmente vem a coincidir com a entrada e saída dos moradores e dos prestadores de serviço”, justificou um trecho do documento eletrônico.
Nem todos concordam com a alternativa do semáforo. “Eu sou totalmente contra. Um semáforo ali só iria piorar o trânsito”, comentou Dênis Herbert, que mora do bairro.
A Secretaria de Mobilidade Urbana avalia o pedido inviável de ser atendido. “A secretaria já avaliou o local, e, apesar do conflito relatado, esta situação ocorre de forma esporádica, principalmente decorrente de veículos que param na rotatória não utilizando da possibilidade da aceleração no trecho de acomodação o qual poderia garantir melhor fluidez (sentido bairro-centro). Os agentes da mobilidade também realizam operações diariamente no local, cumprindo o papel que seriam do semáforo. No momento, não há previsão para implantação de semáforo no local, e paralelo a isto, estamos desenvolvendo outros estudos de projetos de melhoria na rotatória da Rua Ana Maria Nardo x via oeste, que faz parte do plano de gestão do atual governo”, informou o Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Paulo Guimarães.