Em celebração à Semana do Meio Ambiente, o MIC (Museu Interativo de Ciências) preparou uma programação especial. Durante toda a semana, além das experiências fixas da proposta “Ciência é Show”, os visitantes podem participar de diversas atividades relacionadas à sustentabilidade.
A partir desta terça-feira (4) até o próximo sábado (8), o Museu Interativo do Lixo, mantido pela Urbam (Urbanizadora Municipal), leva uma amostra do seu acervo ao MIC. Com o objetivo de atrair a atenção para a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos, a exposição conta com peças encontradas no lixo e curiosidades.
Entre terça e quinta-feira, o Ecomuseu dos Campos de São José apresentará as variadas iniciativas que desenvolvem na cidade. Em destaque, a produção de tintas naturais, onde o público poderá aprender a criar tintas sustentáveis utilizando ingredientes naturais, uma prática que alia criatividade e respeito ao meio ambiente.
A agenda conta ainda com presença especial de Mario Fernando Porto, da Revap (Refinaria Henrique Lage), na quarta-feira (6) para falar sobre fontes de energias renováveis, e Cyntia Salles, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nos dias 6 e 7, que irá abordar as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Para fechar, no sábado haverá uma palestra aos visitantes sobre mudanças climáticas.
Cultivando o saber
Quem for até o MIC na Semana do Meio Ambiente, poderá conhecer também a horta do local e aprender mais sobre as plantas e a biodiversidade. Além dos canteiros, no espaço também é feita compostagem, uma forma de reciclar e transformar resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes para o solo.
MIC
- Endereço: Rua Felício Savastano, Vila Industrial (ao lado do Hospital de Retaguarda)
- Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-feira com sessões às 8h, 10h, 13h e 15h / Sábados, das 9h às 13h
- Agendamento prévio pelo site da Prefeitura
- Entrada gratuita e cada sessão com 2h de duração
- Mais informações: 3922-0004