Início Meio Ambiente Nascentes da cidade recebem novas placas de identificação

Nascentes da cidade recebem novas placas de identificação

0

No Urbanova cinco nascentes foram identificadas

A Prefeitura de São José dos Campos instalou 40 placas nas 38 nascentes protegidas pelo Programa Revitalização de Nascentes (PRN) em todas as regiões da cidade, como forma de mostrar a relevância desses locais. No Urbanova as nascentes localizadas nos residenciais: Altos Da Serra III, Altos da Serra VI, Morada da Serra, Portal da Serra e Eldorado receberam a placa.

Além de identificar a nascente, as placas também orientam sobre como as pessoas podem colaborar com a preservação e informam qual rio ela faz parte. O objetivo é dar visibilidade e mostrar à população quão importante é valorizar e cuidar dessas áreas, da conservação da água e da biodiversidade.

“Nós começamos o plantio na nascente em 2003. Plantamos  até  julho de 2007 –  406 mudas de 66 espécies. A partir  daí,  a prefeitura  assumiu o plantio. Estamos felizes com essa sinalização que ajudará a conscientizar os moradores sobre a importância da preservação”, comentou a presidente da associação de moradores do Portal da Serra Veruska Fernandes. 

Sobre o programa

Desde 2006, o Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de nascentes em áreas públicas urbanas, por meio de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas.

Uma das primeiras providências inclui a proteção das áreas responsáveis pelo abastecimento dos cursos d’água para que a água das chuvas possa ser interceptada pela vegetação e retida pelo solo, podendo fluir de forma gradual em direção aos córregos.

Para garantir o abastecimento de água, é fundamental proteger os mananciais. Portanto, são realizados reflorestamentos nas áreas de preservação permanente, com o foco voltado para as nascentes e as faixas ciliares dos cursos d’água.

Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvido um programa de educação ambiental nas escolas públicas, que leva os alunos e professores a um mergulho nas questões relacionadas à preservação das águas do rio Paraíba do Sul. E isto se dá com os cuidados de cada uma das nascentes encontradas nas áreas públicas de nossa cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile