Crianças que brincam são mais criativas, sociáveis e felizes
A maior parte das famílias que procuram o Urbanova para viver, escolhem o bairro em busca de qualidade de vida! O bairro tem clima de interior, muito espaço dentro dos loteamentos fechados e segurança para brincar na rua. Embora haja riscos por conta da velocidade dos carros, há muito mais vantagens em brincar fora de casa do que se imagina!
A psicóloga Luciane Felippo explica que “as crianças têm sido privadas de experimentar esse mundo tão lúdico que é a “brincadeira de rua”. Os pais com seus temores têm deixado as crianças cada vez mais limitadas em seus espaços físicos. Brincar na rua auxilia no desenvolvimento cognitivo, emocional e ainda estimula as relações interpessoais”.
Toda brincadeira possui regras que são estabelecidas e respeitadas por aqueles que participam. Ao brincar socialmente, características são atribuídas pelas crianças representando papeis e identificando interações da sociedade onde vivem.
Apesar de ser muito difícil deixar de lado as telas dos computadores, celulares e tablets, estimular os sentidos sensoriais das crianças que brincam ao ar livre auxilia no desenvolvimento das habilidades físicas, emocionais e sociais. Atividades como: correr, jogar bola, andar de bicicleta, tomar sol, inventar brincadeiras ou construir “castelinhos” na areia dos parquinhos fazem bem a qualquer criança! Outra vantagem é a possibilidade de os pais interagirem com as crianças, brincar junto, ensinar brincadeiras tradicionais e, com isso, garantir momentos especiais em família.
A moradora do Urbanova Paula Coelho, mãe da Bruna Coelho (13), Rafaela Coelho (10) e Ítalo Coelho (6), acha ótimo os filhos brincarem ao ar livre, “é muito saudável, muito positivo e porque estimula a criatividade, exercita o corpo, gasta energia e desenvolvem habilidades”.
Paula Coelho, complementa “é muito importante as crianças interagirem entre si. Perdem a timidez, se comunicam com mais facilidade, aprendem com o outro, ensinam, aprendem a dividir, a perder, a ganhar e a esperar a vez”. E acrescenta, “para mim crianças que brincam ao ar livre são mais felizes! ”.
A socialização com outras crianças é importantíssima, como comenta Tatyana Godoy, “aprendem que pessoas são diferentes, que precisamos saber dividir experiências. Nem sempre a brincadeira que ele propôs será a escolhida, mas não por isso, deixará de ser legal. Trocam experiências sem mesmo entender o quanto isso é importante para o desenvolvimento deles e para torná-los adultos melhores”.
Colônia de férias: alguns loteamentos promovem colônias de férias com programação especial para a criançada! Consulte a administração do seu condomínio e informe-se!
“Vamos estimular nossas crianças a brincarem na rua, com uma dose de limite e bom senso por parte dos pais, isso é possível. Devemos incentivar nossas crianças serem cada vez mais criativas e menos internautas. Infância com qualidade com certeza é uma infância muito mais feliz”, recomendou a psicóloga Luciane Felippo.