Início Saúde Nova regra reduz em quase 30% a emissão de atestados nas unidades...

Nova regra reduz em quase 30% a emissão de atestados nas unidades de urgência em São José

0
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A emissão de atestados nas unidades de urgência e emergência de São José dos Campos caiu quase 30% nos primeiros meses do ano após uma mudança na forma como o documento é liberado. No mesmo período, o número de atendimentos também diminuiu.

Segundo a Prefeieura, entre janeiro e março, foram 284.411 atendimentos, contra 298.563 no mesmo período do ano passado, uma redução de 4,7%.

Já os atestados passaram de 93.213 para 65.404, uma queda de 27.809 documentos, equivalente a 29,8%.

A mudança veio com uma nova regra: o documento passou a ser emitido apenas quando o médico entende que há necessidade de afastamento. Nos demais casos, o paciente recebe uma declaração de comparecimento.

Essa decisão continua sendo do próprio médico, feita caso a caso durante o atendimento.

Outro dado que chama atenção é a relação entre atendimentos e atestados. Antes, cerca de 31% das consultas resultavam na emissão do documento. Agora, esse número caiu para 23%.

Segundo os dados, havia uma concentração maior de pedidos às segundas-feiras, principalmente entre pessoas de 20 a 39 anos.

As unidades de urgência são voltadas para casos mais graves. Quando são procuradas apenas para obter atestado, isso pode sobrecarregar o atendimento e aumentar o tempo de espera de quem realmente precisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile