NOVEMBRO AZUL
Depois do Outubro Rosa, agora é a vez deles: Novembro azul reforça a importância da prevenção da prevenção ao câncer de próstata.
O mês de novembro é marcado por uma forte campanha nacional de combate ao câncer de próstata. A ação visa chamar atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos.
O QUE É PRÓSTATA?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA?
No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
SINTOMAS
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores jáestão em fase avançada,dificultando a cura.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, além de fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específi co).
Informações: Instituto Lado a Lado pela vida
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br