Início Nosso Bairro Urbanova: O bairro dos exercícios ao ar livre!

Urbanova: O bairro dos exercícios ao ar livre!

0

Passarela virou ponto de encontro e parada obrigatória para fotos

capa
Fotos: Eduardo Alves

Muita polêmica envolveu a implantação da passarela de pedestres e ciclistas ao lado da ponte Flamínico Vaz de Lima. Ainda se fala no valor exorbitante da obra, que foi de quase 3 milhões. O fato é que a passarela já tem seus fãs e se tornou uma parada obrigatória para fotos! “A passarela tornou a travessia mais segura e prazerosa. Mudou a entrada do bairro. E a vista da ponte é linda, tanto que virou o point do selfie no Urbanova”, disse a publicitária Tais Vinha.

“Achei ótima a passarela! Proporcionou muito mais segurança, valorizou o local, que era muito ruim…É bonita, moderna  e funcional!”, afirmou o empresário Renato Montijo.

Há quem discorde: “Eu acho que a passarela teve um gasto absurdo e é inútil, talvez tenha serventia para passeio e lazer, mas para os ciclistas não tem”, argumentou o ciclista Bruno Carlos Cardoso.

A passarela tem 270 metros de extensão e 4,5 metros de largura e faz a ligação da ciclovia e da calçada das avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi. Ela tem duas faixas para ciclistas, uma para cada sentido, e a terceira faixa exclusivamente para pedestres.

Uma das principais características do Urbanova é a presença constante de atletas e praticantes de exercícios nas ruas do Urbanova. Há os que se exercitam com regularidade, participam de equipes, grupos de corrida, ciclismo e também os famosos “atletas de fim de semana”, que tomam conta das ruas do bairro sem muita regularidade, com o foco no lazer e bem estar! Nem sempre a relação entre esse público e os automóveis é saudável. Alguns moradores afirmam que alguns atletas não respeitam a sinalização e os veículos. Conversamos com diversos ciclistas que defenderam que o respeito às normas da via pública precisa ser por parte de todos.  “Os atletas precisam utilizar sinalização, bikes iluminadas com pisca, capacete e não devem andar na contra mão, a fim de evitarmos acidentes. As famílias também precisam se proteger, colocar capacete nas crianças, andar na mão correta”, explicou o ciclista Bruno Carlos Cardoso.

No dia 12 de dezembro o vereador Rogério Cyborg protocolou uma indicação na Câmara Municipal solicitando a instalação de placas de conscientização nas principais avenidas do bairro com dizeres como: “Atenção – ciclistas na via”, “Atenção – Práticas Esportivas nesta Avenida”, entre outros.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que plano cicloviário do município prevê a implantação da sinalização educativa e de orientação com o objetivo de promover o compartilhamento seguro entre carros, ciclistas e pedestres nas vias da cidade. “O Urbanova está inserido no projeto, porém ainda não há data prevista para implantação”.

O empresário Renato Montijo também apresentou sua sugestão de melhoria: “Devido ao grande número de praticantes de atividades físicas aos finais de semana, principalmente aos domingos, nas ruas e avenidas do bairro Urbanova, vejo a necessidade da implantação de uma “Rua de lazer e esportes” no bairro, transformando uma das “mãos”  (sentido centro-bairro) da Av, Possidônio José de Freitas , em uma rua de lazer e esportes aos domingos. Além da segurança dos que já praticam atividades nesta avenida, seria uma forma de incentivar àqueles que ainda não o fazem . O Urbanova é um ponto de encontro de praticantes de atividades físicas de diversos grupos sociais . É um bairro propício para a prática esportiva devido a extensão de suas avenidas e pela beleza da natureza” justificou o empresário

Sobre essa solicitação, a Secretaria de Mobilidade Urbanova informou que iniciou um estudo para a implantação de ciclofaixa de lazer na Av. Possidônio José de Freitas que vai interligar o Urbanova a outros locais como o Jardim Aquárius e Orla do Banhado, além dos parques Vicentina Aranha e Santos Dumont.

Ciclovias: Algumas vias do bairro contam com ciclovias, porém os ciclistas afirmam que não há segurança “Acredito que antes de implantar uma ciclovia é necessário ouvir os usuários. Nós triathletas e ciclistas não conseguimos utilizar devido à velocidade que andamos ou treinamos e nossas bicicletas não tem suspensão e ficam inseguras e instáveis em ciclovias de paralelepípedos. Essas ciclovias foram feitas em ruas onde temos que atravessar de uma via a outra, ou às vezes andar na contra mão da via para atravessar ou até em canteiros e isso não é funcional”, justificou Bruno Carlos Cardoso.

Parque Ribeirão Vermelho: Somente a primeira fase do Parque Ribeirão Vermelho foi entregue à população. De acordo com a Secretaria de Gestão Ambiental e Obras, o parque será entregue no início de fevereiro de 2017.

 

Veja alguns motivos para você se exercitar ao ar livre!

Por Beto Personal Trainer

É mais motivante: o aumento da motivação é notável quando se começa a treinar ao ar livre. Pessoas mais motivadas = melhores resultados que é = a maior adesão à prática.

Variabilidade de atividades: ao mesmo tempo ao ar livre pode-se realizar atividades que não se consegue em ambientes fechados. Jogos, esportes adaptados, mini competições, circuitos, etc… tudo isso torna mais dinâmico e agradável o processo de se exercitar.

Diminuição do stress: um estudo de uma universidade escocesa constatou que atividades ao ar livre diminuem consideravelmente os níveis de stress, tensão e depressão. Além de melhorar a autoestima e o humor.

Aumento da atenção e foco: segundo um estudo americano crianças com deficit de atenção aumentaram a capacidade de concentração após 20 minutos de caminhada no parque.

Diminuição do risco de obesidade: o simples fato de sair de casa já diminui em 41% a incidência da obesidade. Estando fora de casa e praticando algum movimento não sobra muito tempo para os maus hábitos domésticos como sofá, tv, computador e vídeo game.

Aumento da disposição: um outro estudo americano comprovou que 20 minutos de atividades ao ar livre são mais revigorantes que uma xícara de café.

Aumento nos níveis de vitamina D: é cada vez mais comum as pessoas terem deficit dessa vitamina fundamental para ossos e pele. Atividades externas ajudam a regularizar a absorção dessa vitamina.

Rapidez na recuperação de enfermos: segundo uma pesquisa na universidade de pittsburg mostrou que pacientes que tem contato frequente com a luz do sol apresentam recuperação mais rápida e menor nível de dor em relação aos que não vão a ambientes externos.

Esses são apenas alguns motivos para sair de casa e praticar exercícios ao ar livre, e se você nao sabe qual atividade fazer, faça alguns testes até encontrar alguma que te agrade. Mas é preciso ficar atento aos riscos dessa prática sem apoio ou acompanhamento profissional. É importante ter a orientação correta da execução dos exercícios, com postura adequada e intensidade para evitar lesões.
Deve-se ressaltar que a realização de exames físicos é fundamental para qualquer atividade física, seja ao ar livre ou em academias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile