A obra do complexo do Teatrão – ginásio e Museu Interativo de Ciências – já está 80% concluída, mas um laudo estrutural apontou a necessidade de possível demolição total do telhado do Centro de Treinamento Esportivo.
Com isto a entrega dessa parte da obra, prevista para junho de 2019, deverá ser adiada em pelo menos mais um ano.
Um laudo técnico da empresa Solofund Engenharia Ltda revelou riscos de desabamento do telhado, ameaçando a segurança dos futuros usuários do local, principalmente se a arquibancada estiver lotada com a capacidade de 4.000 pessoas sentadas.
Com as chuvas intensas do início desse ano, foi constatado que o excesso de umidade provocou infiltrações na laje, fissuras e desprendimento de placas de concreto, agravando os problemas estruturais com risco de desabamento.
Até 2016, já haviam sido gastos R$ 2.945.048,00 em serviços de reparo e impermeabilização do telhado.
O recente laudo foi realizado através de inspeções visuais e ensaios investigativos na estrutura do anfiteatro, que tem aproximadamente 44 anos de construção, e apontou “a necessidade de intervenção generalizada de modo a restabelecer a segurança e integridade dos possíveis usuários do local”.
Agora, a Prefeitura fará uma análise técnico-financeira para definir que tipo de intervenção será necessária para dar continuidade à obra.
Centro de Treinamento Esportivo
O ginásio poliesportivo já foi ampliado para o padrão exigido pelas diversas modalidades. Para atender a essa exigência, foram removidos alguns degraus das arquibancadas.
As 6 rampas já foram finalizadas e no entorno do ginásio 22 salas que serão ocupadas por profissionais do Esporte e de apoio, incluindo 2 banheiros, vestiários, lanchonetes e lavanderia já foram construídas, faltando apenas o acabamento.
O espaço será utilizado para treinamento das equipes do programa Atleta Cidadão e dos elencos de Alto Rendimento. Além de voleibol e basquetebol, o Teatrão poderá receber ainda compromissos de equipes de futsal e handebol, festivais de ginástica, lutas, Jogos Intercentros e outros eventos esportivos.
Parque e Museu Interativo de Ciências
Grande parte da área do Teatrão já foi revitalizada pela Prefeitura desde 2017, com a liberação para os munícipes do Parque Sérgio Weiss e recentemente, em 2018, foi entregue o Museu Interativo de Ciências.
O museu oferece mais de 50 atrações aos visitantes, com atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, entre outros.