A 6ª Operação Casa Limpa de combate à dengue, coordenada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de São José dos Campos, ocorreu nesta quarta-feira (29) no Urbanova e adjacências, região oeste da cidade.
O ponto de partida dos agentes foi o Parque Ribeirão Vermelho. A operação teve início às 9h e se encerrou por volta de 15h. Foram visitados 5.500 imóveis, divididos em 274 quadras dos bairros Urbanova 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, Reservas do Paratehy, Residencial Montserrat e Serimbura.
Segundo a Prefeitura, as equipes passaram de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado. Uma parcial divulgada no fim da tarde pela Urbam apontou o recolhimento de 70 quilos de materiais que acumulam água e facilitam a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença.
Ao receber informações dos agentes do CCZ, Liban Freire Samed, 47 anos, moradora do Urbanova, aprovou as operações que visam conscientizar a população. “Nem todo mundo tem consciência. Não adianta a gente ter e o vizinho não ficar vigilante também”, afirmou.
Marlete da Silva Rocha, de 46 anos, diarista no bairro Urbanova, contou que sabe quais materiais podem ser colocados para a coleta da operação casa limpa. “Plantas que guardam água, pneus, até latinhas de refrigerante e tampas podem ser criadouros”.
Nadir Pereira, 57 anos, também ressaltou a importância da ação. “Através da conversa dos agentes com a população vai se descobrindo o que precisa ser feito para acabar com a dengue”. Feliz por ter um destino apropriado, ela colocou algumas calhas para a coleta.
Durante a operação não são recolhidos podas de árvores, folhas, entulhos, terras, tábuas, móveis velhos, roupas e lixo orgânico.