Realizados em áreas institucionais dos loteamentos, os eventos gastronômicos ganham cada vez mas força no Urbanova. O residencial Altos da Serra VI foi o primeiro a promover o evento, em 2017. O objetivo é reunir os vizinhos em um momento de descontração e integração. “Logo que começamos a organizar o evento, notamos uma redução nas reclamações entre vizinhos. É um espaço de convivência saudável, os vizinhos se conhecem, conversam, se divertem juntos”, contou Silvia Kruszynski de Assis Sousa, membro da diretoria do Altos da Serra VI.
Os eventos são internos, destinados exclusivamente aos moradores, e reúnem expositores do ramo de alimentação como: pastel, espetinho, crepes, pizzas, comida japonesa, árabe, lanches, doces, massas, bebidas, entre outras opções. Em algumas, também há música ao vivo e brinquedos. “Eu acho muito interessante para o condomínio. Onde moro o evento acontece em dois dias diferentes, no início da semana com opções para abastecer a casa como frutas, verduras, congelados, pães e, na sexta temos o happy hour, que é o momento de descontração, onde socializamos com os vizinhos e as crianças fazem novos amigos”, relatou Vivian Linares.
“O que me motivou a iniciar os eventos aqui na Reserva do Paratehy foi o modo como esse tipo de encontro promove a integração entre as pessoas. Quando me mudei para o condomínio em 2014 sentia que o espaço era incrível, mas que faltava criar uma comunidade unida entre os associados. Com os eventos gastronômicos tivemos experiências incríveis entre os moradores, já que o diferencial desse tipo de encontro é que a comida tem um grande poder quando se trata de união e compartilhamento. Assim, temos dois dias no mês dedicados a essa troca especial e feliz entre os associados”, contou a presidente da Associação do Reserva do Paratehy, Sandra Pudo.
Outro ponto interessante é a oportunidade proporcionada aos pequenos empreendedores, que participam dos eventos gastronômicos. “Hoje é nossa principal fonte de renda. Temos pedidos para entregar, jantares, almoços, mas os eventos gastronômicos que nos dão nosso sustento. Graças a isso estamos conseguindo pagar nossas contas. Foi uma oportunidade muito boa, um amigo nos indicou e deu certo”, relatou Ramza Elias khalil, que trabalha com culinária árabe.
Com a alta nesse tipo de confraternização, algumas empresas se especializaram na organização dos eventos gastronômicos. Julianna Zanini coordena 20 feiras em diferentes regiões de São José e tem fila de espera. “Já são cerca de 60 famílias que se mantém com esses eventos. A satisfação é enorme em promover algo legal para os moradores, levando comodidade e, ainda, oferecendo a oportunidade de geração de renda a essas famílias”, comentou Juliana.
O condomínio não paga para receber o evento. Só é necessário disponibilizar um local adequado com energia elétrica e cuidar da limpeza. Os expositores pagam uma taxa a empresa organizadora, que se responsabiliza por toda a logística do evento.
O engenheiro elétrico Juan Aurélio Leiva Escudero também organiza os eventos nos condomínios do Urbanova. “Eu também sou expositor, vendo espetinhos e chope, então meu objetivo é sempre organizar tudo da melhor maneira possível para atrair o público. O valor que arrecado com os expositores destino à infraestrutura da feira, atrações musicais, brinquedos. Como engenheiro elétrico também cuido de toda a instalação elétrica para garantir a segurança de todos”.
A decisão de realizar o evento gastronômico precisa ser aprovada em Assembleia. A aprovação na Prefeitura é necessária quando a feirinha acontece na via pública. Se for em área institucional do loteamento fechado, não é preciso. Todos os expositores precisam ter licença ou inscrição municipal.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br