Seu condomínio já tem reconhecimento facial?

0

Por Coneleste Vigilância e Segurança

Imagine você chegar no portão do seu condomínio ou empresa com as mãos ocupadas e não precisar procurar chaves, controle remoto ou tag, devendo apenas aproximar o seu rosto de um leitor facial, para que portas, portões, elevadores, interruptores de energia, entre outros permitam sua entrada ou saída, ligar ou desligar luzes, etc.

Atualmente, muitos condomínios residenciais, comerciais e empresas já utilizam essa tecnologia de reconhecimento facial para identificar ou confirmar a identidade de uma pessoa pelo seu rosto. Esse sistema analisa a informação e compara com as imagens armazenadas previamente em uma base de dados. Utilizando algoritmos, esse sistema rastreia e mapeia os padrões de uma face humana em formatos geométricos e logarítmicos para então identificar as suas características únicas.

O reconhecimento facial tem se tornado cada vez mais comum e tem auxiliado as autoridades policiais na identificação de criminosos e pessoas desaparecidas.

Por exemplo, em 2020, ajudou a capturar 42 foragidos da Justiça durante o Carnaval em Salvador. Em outro momento, identificou um chinês que foi sequestrado quando criança, há 32 anos, e finalmente conseguiu se encontrar com seus pais biológicos.

Muitos condomínios têm investido nessa tecnologia, cuja procura cresceu principalmente durante a pandemia, com o objetivo de oferecer mais segurança nas entradas e saídas de pedestres, acesso de veículos e áreas comuns.

Benefícios do reconhecimento facial

São várias as vantagens de utilizar o controle de acesso e demais entradas por reconhecimento facial:

  • Mais praticidade, rapidez e segurança no acesso.
  • Menos risco de falhas.
  • Reduz falhas, roubo de identidade e tentativas fraudulentas.
  • Maior higiene, já que não há contato físico.
  • Mais segurança para os moradores e visitantes.
  • Controlar os espaços internos (salão de festas, academia, piscina, etc.).
  • Agilidade e rapidez.
  • Possibilita a redução dos custos com mão de obra.

Forte abraço a todos.

José Eduardo Santos. Diretor do Grupo Coneleste Vigilância.

MBA – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas FVG

25 anos de experiência no segmento de vigilância, portaria e facilites. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here