Início Mobilidade Pagamento do IPVA 2026 começa nesta segunda em SP; veja prazos, descontos...

Pagamento do IPVA 2026 começa nesta segunda em SP; veja prazos, descontos e como pagar

0
Foto: Divulgação/Governo de SP

O pagamento do IPVA 2026 começa nesta segunda-feira (12) no estado de São Paulo, seguindo o número final da placa de cada veículo. O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes.

O pagamento antecipado com desconto é válido para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e similares, além de caminhões e caminhões-tratores.

O cronograma da parcela única com desconto acontece ao longo do mês de janeiro e segue a numeração final da placa: final 1 no dia 12; final 2 no dia 13; final 3 no dia 14; final 4 no dia 15; final 5 no dia 16; final 6 no dia 19; final 7 no dia 20; final 8 no dia 21; final 9 no dia 22; final 0 no dia 23.

O IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes, desde que o valor total seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo. Para 2026, a Ufesp foi fixada em R$ 38,42. Caso o valor seja inferior, o parcelamento poderá ocorrer em quatro ou três vezes. Quem optar por pagar a partir de fevereiro perde o desconto de 3% e também a possibilidade de parcelamento, devendo quitar o imposto em parcela única.

As alíquotas permanecem as mesmas do ano anterior: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; e 1% para veículos de locadoras.

O valor venal do veículo pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), no site da Sefaz-SP. O valor do imposto também pode ser verificado pelo Internet Banking, em caixas eletrônicos ou no site da Secretaria, mediante o número do Renavam.

Para veículos de carga, a tabela é diferente. O imposto pode ser quitado, sem desconto, até o dia 22 de abril, ou parcelado em até cinco vezes, com vencimento sempre no dia 20 de cada mês.

Em caso de atraso, há multa diária de 0,33% e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20%. Persistindo a inadimplência, o débito é inscrito na Dívida Ativa e o nome do proprietário é incluído no Cadin Estadual, podendo haver cobrança por protesto. Todas as informações oficiais estão disponíveis no portal da Sefaz-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile