A construção da nova maternidade São José avançou com o lançamento do edital de licitação para a obra. A concorrência será realizada por meio eletrônico no dia 15 de julho, às 9h. O valor máximo previsto é de R$ 77.532.399,77.
Do total do investimento, R$ 60 milhões serão repassados pelo Governo Federal, via Novo PAC, com recursos aprovados e garantidos pela Caixa Econômica Federal. A diferença será coberta com recursos do município.
Com previsão de início da obra até setembro, caso o cronograma da licitação seja mantido, a nova unidade terá 150 leitos e será construída em uma área total de 18,6 mil metros quadrados, na Rua Ricardo Edwards, Vila Industrial. Desse total, 10,1 mil metros quadrados correspondem à área construída. O local atualmente abriga o Tiro de Guerra, que será transferido para o prédio anteriormente utilizado pela Guarda Civil Municipal, no mesmo bairro.
A maternidade foi planejada para oferecer um atendimento moderno e humanizado às gestantes e recém-nascidos da cidade e região. A estrutura inclui UTIs materna e neonatal, centro obstétrico completo com ambientes para pré-parto, parto e puerpério, além de serviços ambulatoriais e de pronto atendimento obstétrico.
Outro destaque é a casa de apoio para gestantes, puérperas e bebês de alto risco, que contará com suporte e acolhimento especializado.
A nova unidade visa ampliar a capacidade de atendimento materno-infantil e oferecer melhores condições de conforto, segurança e eficiência durante todas as etapas do cuidado à saúde da mulher e do bebê.