Prefeitura amplia Educação Integral e lança novidades

0

A Prefeitura de São José dos Campos lançou na manhã desta quarta-feira (9) uma série de ações na Educação Integral.

A partir de março deste ano, todas as 50 escolas municipais de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) terão Educação Integral por meio do ensino híbrido, adicionando duas horas diárias de aprendizagem. Mais de 26 mil alunos serão atendidos em atividades presenciais e mais de 38 mil em atividades online. 

O principal critério para seleção das atividades presenciais será a vulnerabilidade social do aluno. Com as atividades complementares, que poderão ser presenciais ou remotas, e acontecer dentro ou fora das escolas, o atendimento será ampliado na cidade.

Na prática, as Escolas de Formação em Tempo Integral (EFETI) serão Centros de Educação Integralem diversas regiões do município. Nos 11 Ceis’s, os alunos em situação de vulnerabilidade social terão carga horária diária de 9h30 e atividades no modelo híbrido.

40 Escolas de Ensino Fundamental terão atividades de Educação Integral presenciais (no horário noturno, duas vezes por semana) e atividades online. O nome das escolas terá acréscimo do Integral, passando a ser Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (Emefi). 

Novidades

  • A parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) será ampliada, passando de 1.111 atendimentos para 1.800. 
  • Por meio de parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), as escolas terão oficinas de arte e cultura com mais de 5.100 atendimentos.
  • O programa Escola Ativa terá mais de 4 mil atendimentos e parceria com Organizações da Sociedade Civil.
  • Em parceria com o DCTA-PROFESP por meio de atividades de Esportes e Cidadania, com metodologia cívico-militar.
  • Projetos institucionais da Secretaria de Educação e Cidadania que já acontecem no contraturno escolar serão considerados também atividades de Educação Integral, como: Programa Decolar, Canto Coral, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento Psicopedagógico (API), entre outros. 

Educação conectada

Atividades online serão consideradas parte da Educação Integral, como o Prepara SJC, cursinho online para alunos do 9º ano, e a Plei (Plataforma de Educação Integral), ambos lançados em 2021. 

Como participar?

  • O período de inscrição será de 14 a 18 de fevereiro na Unidade Escolar onde o aluno está matriculado. 
  • Os pais ou responsáveis dos alunos interessados nas atividades de contraturno devem procurar a escola para realizar a inscrição, tirar dúvidas e informações sobre a carga horária. 
  • As atividades irão começar a partir do dia 7 de março. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here