A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a obra de recapeamento para recuperação da avenida Shishima Hifumi, no Urbanova.
Todo o pavimento antigo, entre a praça Fukuoka e a avenida Ironman Victor Garrido, foi removido e a via recebeu nova camada asfáltica e sinalização viária. A obra foi realizada pela Urbam (Urbanizadora Municipal).
As melhorias abrangem 1,7 quilômetro de extensão da avenida, nos dois sentidos. Duas partes da Avenida Shishima Hifumi ficaram de fora e não receberam asfalto novo: o trecho após a rotatória do posto de gasolina até o final da avenida e o trecho à direita da Praça Fukuoka.
A primeira etapa da obra incluiu a fresagem do pavimento, seguida da aplicação da nova capa para eliminar irregularidades e corrigir a declividade transversal da via. Serviços de nivelamento também foram feitos, além da sinalização de solo.
Nova ciclofaixa
A nova ciclofaixa implantada pela Prefeitura ainda gera dúvidas e preocupação. O espaço tem sido dividido entre pedestres, corredores, ciclistas e até motociclistas que ousam cortar o trânsito pela ciclofaixa.
Nesta sexta-feira (9) agentes da mobilidade estarão no local, a partir das 16h, para esclarecimentos de dúvidas, orientações gerais de como funcionará a ciclofaixa na avenida e também distribui folhetos informativos, adesivos refletivos.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que conforme a Resolução 996 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 15 de junho de 2023, nas ciclovias e ciclofaixas estão autorizadas a circulação de bicicletas de pedal e bicicletas elétricas (sem acelerador) até 25km/h. Os ciclistas devem obrigatoriamente transitar no sentido do tráfego. A circulação de pedestres não é permitida na ciclofaixa.
Na última terça-feira (6) representantes do Urbanova e o vereador Renato Santiago participaram de uma reunião na Secretaria de Mobilidade Urbana a fim de levar registros de infrações e riscos de acidente. A Secretária Adjunta, Sra Letícia Diniz, informou que irá avaliar as sugestões e, se necessário, reforçar a sinalização e fiscalização no trecho onde foi implantada a ciclofaixa.
Foto: Adenir Britto
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br