Prefeitura de São José inaugura Sala da Diversidade 

0

No dia em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ a (28) Prefeitura de São José dos Campos inaugurou a Sala da Diversidade na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central). Será um espaço voltado à discussão de ações e atividades em prol da preservação dos direitos e da melhoria da vida da população LGBTQIA+. A proposta é que a população receba apoio e tenha voz para apresentar suas reivindicações.

Além da sala, foi instituído o Centro Técnico Referenciado da Diversidade e criado o Comitê de Avaliação e Aconselhamento de Implementação de Politicas Públicas para diversidade de gêneros. “Será feito um levantamento da quantidade de pessoas LGBTQIA+ de São José e, a partir disso, será possível identificar as demandas para iniciar um projeto para entender as reais necessidades e oferecer a assistência que é necessária para essa comunidade. São José dos Campos precisava dar esse passo. Eu moro há 4 anos aqui e não me sentia acolhido. Precisamos mostrar para as pessoas a nossa importância dentro da sociedade. Temos nossos direitos e precisamos ser respeitados. Nós também temos formação acadêmica, profissão, podemos exercer todos os cargos, podemos ser gestores. Não tem que existir essa diferença dentro da sociedade. Somos seres humanos iguais. A criação da sala representa um novo momento. Estamos sendo notados e acolhidos. Minha percepção é que de a cidade está   enxergando nossa necessidade. Precisamos de acolhimento, amor, empatia e respeito“, explicou William Souza (@willsousa.oficial) que é Graduado em Gestão de Recursos Humanos, Membro da Comissão da Diversidade Sexual e de gênero de São José dos Campos e Mister Sao Paulo Gay 2022.

Na última segunda (27) a Prefeitura promoveu no Cefe (Centro de Formação do Educador) uma roda de conversa com o tema “Conscientização para Inclusão da População LGBTQIA+, com a presença de representantes do Abrigo LGBTQIA+, dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e dos Creas (Centros Especializados de Referência de Assistência Social). Também estiveram presentes representantes do Coletivo Mães pela Diversidade e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão informou que, para estruturar a Assessoria de Políticas Públicas da Diversidade e se embasar sobre o tema, representantes da Secretaria participaram como observadores, no último dia 10 de junho, de reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis da Câmara Municipal de São Paulo. “Na ocasião, a CPI ouviu relatos de agressões sofridas pela população LGBTQIA+ durante a atividade profissional, recebeu depoimentos com bons exemplos e conheceu também ações práticas de empresas que promovem a inclusão dentro das organizações”, relatou a assessoria de imprensa da Secretaria. 

Abrigo: São José mantém um abrigo feminino e LGBTQIA+, que atualmente tem 20 acolhidos, sendo que 5 são LGBTQIA+.

Aos acolhidos são oferecidas refeições, kits de higiene pessoal, roupas, atendimentos social e psicológico. Também há encaminhamentos  e acompanhamento da saúde física emocional, oficinas socioeducativas e comunitárias, inscrições em programas de qualificação profissional e oferta de retorno aos estudos (EJA).

O objetivo é garantir a dignidade, promover autonomia e reconstruir as trajetórias de vida.

Sala da Diversidade

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central – São José dos Campos

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui