Restos de obras de construção, móveis, equipamentos domésticos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e outros materiais podem ser descartados em um Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
Começou no mês de outubro de 2019 a obra do Eco-PEV no Urbanova. Incialmente programado para ficar pronto em dezembro, a obra sofreu atraso e deve ficar pronta em março. Fomos visitar a obra e apenas três funcionários da Urbam trabalhavam no local. Apesar da Prefeitura ter anunciado que as obras seguem em ritmo acelerado, o que se vê no local é a marcação inicial e uma contenção.
Essa será a primeira unidade PEV na região oeste e a 15ª do município. “Esse é um pedido do nosso gabinete para trazer o Eco-PEV ao Urbanova. É uma obra rápida, estou acompanhando. Será um Eco sustentável pela estrutura, terá pomares, árvores frutíferas. O Eco-PEV terá locais para receber alunos para conhecer como é o PEV e aula de ecologia”, comentou o vereador Cyborg.
Os PEV’s são instalados em locais adequados e estudados para recolher os resíduos específicos, recebendo até um metro cúbico, que equivale ao volume de uma carroça pequena, porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno. No Urbanova ele ficará na Av. Doutor Dilson Lara, 80, próximo ao supermercado Villarreal e o Residencial Montserrat.
Além de recolher os resíduos, a unidade do bairro está sendo construída de modo sustentável, a partir de soluções ambientais, como sistema de captação de água de chuva e teto verde.
O Eco-Pev do Urbanova terá ainda como diferencial em relação às outras unidades, o jardim de chuva (sistema de microdrenagem de águas pluviais), árvores frutíferas nativas, e um galpão para práticas de educação ambiental com a comunidade e crianças de escola do ensino infantil e fundamental, incluindo oficinas de reutilização de materiais recicláveis, compostagem e princípios de carpintaria.
Os PEVs têm como função a redução do despejo irregular de resíduos e entulhos em vias ou áreas públicas, o que atrai vetores de doenças. Os materiais descartados ficam temporariamente armazenados nos PEVs e depois contam com a destinação final adequada.
Segundo informações da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a empresa contratada responsável pelo gerenciamento das unidades, tem obrigação contratual de manter as instalações em corretas condições de manutenção, limpeza e asseio. Cada unidade tem seis caçambas para a separação dos materiais e a limpeza é feita diariamente.
Localizados em áreas públicas do município, estes pontos atendem a Resolução Federal 307/2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, e da Lei Municipal 7.146/2006, a fim de que esses resíduos sejam direcionados a reciclagem e não sejam despejados em qualquer local acumulando entulho.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) do município funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h e domingo das 8h às 12h.
Para mais informações, ligue para o 156, número da Central de Atendimento da Prefeitura.