Prefeitura inicia vacinação de pessoas em situação de rua

0
Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos iniciará, nesta quarta-feira (7), a partir das 7h, o processo de vacinação para moradores em situação de rua. O serviço vai contar com duas equipes da Abordagem Social da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e enfermeiros da Secretaria de Saúde.

A imunização segue na quinta-feira (8), e se for necessário, na segunda-feira (12), das 7h às 15h.  A vacina da Janssen, dose única, é o imunizante destinado a população em situação de rua acima de 18 anos.

A decisão de vacinar esse público com a Janssen é devido à dificuldade de encontrá-los, posteriormente, para a aplicação da segunda dose.

Abordagem Social

Segundo a Prefeitura, foi intensificado o atendimento aos moradores em situação de rua, além da ampliação do número de vagas dos abrigos. Também foram feitos investimentos nas rondas sociais, que contam com 12 equipes que circulam diariamente por todas as regiões da cidade.

O serviço, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, tem como principal objetivo convencer a pessoa em situação de rua a aceitar o acolhimento. Somente os que aceitam são levados para os abrigos ou é oferecido recâmbio à cidade de origem.

A  Prefeitura informou, ainda, que a cidade  conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão abrigo, reinserção familiar e recâmbio à cidade de origem.

Abrigos

Atualmente, São José dos Campos conta com seis abrigos preparados para atender às pessoas em situação de rua. Entre eles, três abrigos masculinos, Feminino e LGBT, Viva Famílias e Indivíduo e AVD (Atividade de Vida Diária), dedicado a pessoas que apresentem alguma dificuldade para as atividades cotidianas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here