A 23º Campanha de Vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira (12) com encerramento no dia 9 de julho. O propósito desta imunização é de reduzir internações, complicações e mortes pela doença entre o público-alvo da campanha.
Essa vacinação contra influenza prevenirá ao longo deste ano o surgimento de complicações geradas pelo vírus, desta forma diminuindo as consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
Durante a espera e aplicação da vacina serão seguidas as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus, para minimizar os riscos de contaminação.
Doses
A Prefeitura de São José dos Campos recebeu na tarde desta sexta-feira (9) a primeira remessa de imunizantes contra influenza, totalizando 25.100 doses.
Locais
Para otimizar a logística da aplicação de doses, os munícipes podem se vacinando nas 40 unidades básicas durante o período da 8h às 17h. A vacinação de influenza acontecerá apenas nestes locais e neste horário.
Documentação
Para o grupo dessa etapa é importante levar um documento com foto e CPF, se possível apresentar caderneta de vacinação. Para trabalhadores da saúde, apresentar o último holerite emitido que comprove atuação na área da saúde reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
Público-alvo
De acordo com orientações do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) os grupos prioritários serão divididos em etapas. A partir de segunda (12) até o dia 10 de maio serão atendidos o público da 1° etapa: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde.
No dia 11 de maio a 8 de junho serão vacinados os grupos da 2° etapa, que são idosos de 60 anos ou mais e professores, estes deverão apresentar documento que comprove a vinculação ativa como profissional dessas escolas.
A 3º etapa ocorrerá do dia 9 de junho a 9 de julho, contemplando munícipes com comorbidades, portadores de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Doentes crônicos
Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.
Doenças com indicação da vacina
Doença respiratória crônica
– Asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (moderada ou grave)
– DPOC
– Bronquioectasia; (dilatação irreversível dos brônquios)
– Fibrose Cística
– Doenças Intersticiais do pulmão
– Displasia broncopulmonar
– Hipertensão arterial pulmonar
– Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônica
– Doença cardíaca congênita
– Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade
– Doença cardíaca isquêmica
– Insuficiência cardíaca
Doença renal crônica
– Doença renal nos estágios 3, 4 e 5
– Síndrome nefrótica
– Paciente em diálise
Doença hepática crônica
– Atresia biliar
– Hepatites crônicas
– Cirrose
Doença neurológica crônica
– Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica
– Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares.
– Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular
– Deficiência neurológica grave
Diabetes
– Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos
Imunossupressão
– Imunodeficiência congênita ou adquirida
– Imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos
– Obesidade grau III (IMC > 40 para adultos; IMC >= 25 para menores de 10 anos e IMC>= 35 de 10 a 18 anos)
Transplantados
– Órgãos sólidos
– Medula óssea
Portadores de trissomias
– Síndrome de Down
– Síndrome de Klinefelter
– Síndrome de Wakany
– Dentre outras trissomias