Início Casa & Construção Proposta de ajustes na legislação urbanística é levada ao Conselho de Desenvolvimento...

Proposta de ajustes na legislação urbanística é levada ao Conselho de Desenvolvimento Urbano

0
Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos apresentou ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) a minuta final do projeto de lei referente aos ajustes de parâmetros urbanísticos da Lei Complementar 623/2019, que dispõe sobre parcelamento, uso e ocupação do solo.
 
Durante a reunião, realizada na quinta-feira (19), no Paço Municipal, também foi apresentada ao colegiado a proposta sobre os ajustes da contrapartida financeira de planejamento urbano sustentável, instituída pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (Lei Complementar 612/2018).
 
Ela teve alterações em alguns textos e anexos. As mudanças foram sugeridas pelos conselheiros do CMDU e moradores que participaram das 7 audiências públicas, ocorridas entre novembro e dezembro em todas as regiões da cidade.
Entre as mudanças, está a simplificação nos critérios técnicos para a implantação da fachada ativa, que permite a interação entre o espaço privado e a calçada, deixando as ruas mais agradáveis para pedestres e melhorando a segurança e o conforto no ambiente urbano.
 
O projeto de lei sobre parâmetros urbanísticos visa promover adequações à dinâmica do desenvolvimento urbano, a partir da constatação de situações que demandam ajustes pontuais de conceitos, para atender as premissas do Plano Diretor. O objetivo é dar maior segurança jurídica, coerência conceitual e atratividade de investimentos qualificados, restringindo-se ao texto da lei, sem abranger alterações de mapa na distribuição das zonas de uso.
 
Já a proposta de aperfeiçoamento da contrapartida de planejamento urbano sustentável almeja o reequilíbrio dessa cobrança. Com a crescente relevância da sustentabilidade no ambiente urbano, buscou-se o aperfeiçoamento desse fator com a incorporação de mais opções de estratégias sustentáveis para aplicação nos empreendimentos.
 
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile