Qual  a vantagem em  terceirizar a portaria e Segurança Patrimionial do seu Condomínio?

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Por José Eduardo Santos

Quando um condomínio opta pela “terceirização dos serviços”, os benefícios são enormes. Tanto em relação à qualidade dos serviços como a  gestão de pessoas que ficará sob a responsabilidade da empresa contratada. O síndico pouco se preocupa com substituições de funcionários, faltas, treinamentos, afastamentos,recolhimentos, dentre outras obrigações.

Quando um condomínio, opta pela contratação orgânica (CLT), a atividade de gestão é bastante intensa. Dentre as responsabilidades do síndico estarão também a seleção dos funcionários, entrevistas, contratação, registro em carteira  de trabalho do empregado, recolhimentos mensais obrigatórios, provisões de férias, 13osalários, mensalmente providenciar  a compra e entrega de Vale transportes, vale refeição, cesta básica, controlar os apontamentos de  entrada, saída, horas extras, supervisionar a equipe, administrar escala de trabalho, gerenciar conflitos, rotatividade, capacitar os funcionários para o cargo, Enfim, não vale a pena! O condomínio acaba criando uma empresa de mão de obra dentro do próprio condomínio, e o Síndico(a) não terá mais tempo para falar com os moradores e gerenciar outros problemas que surgem diariamente no condomínio.

Para terceirização dos serviços de Segurança Patrimonial, a complexidade vai  além da gestão de pessoas.

O Condomínio deve solicitar junto à Delegacia da Policia Federal a “Autorização de Funcionamento de Empresa”. Os principais documentos a serem considerados são: a Lei 7102/83, que regulamenta as atividades de segurança privada no Brasil e a Portaria 3233/2012. Tal legislação estabelece que a Polícia Federal é o órgão público responsável por fiscalizar e controlar as atividades relacionadas à segurança privada.

Cada dia mais os gestores de condomínios, edifícios e de associações em loteamentos percebem a necessidade de profissionalização dos serviços que contratam, sendo certo que se terceiriza a maior parte destes junto à empresas vocacionadas, prestadoras de serviços especializados. Assim, é importante que os gestores saibam que não basta constar em contrato cláusula que obrigue a empresa entregar determinados documentos mensalmente, junto com a nota fiscal, a exemplo de cópia da Guia de Previdência Social (GPS), cópia da Guia de Recolhimento do FGTS e cópia das Informações Previdenciárias (GFIP) do mês imediatamente anterior à prestação dos serviços, Antes mesmos de se evoluir em análise mais detalhada, verificando-se documentação da empresa a ser contratada, é sempre prudente buscar referência sobre quem se deseja contratar, principalmente quando a questão versa a terceirização de serviços, o que se pode conseguir por meio de conversas com funcionários da empresa (porteiro, vigilante, auxiliar de limpeza, zelador, dentre outros), buscando respostas assertivas sobre 04 perguntas direcionadas a estes, sendo elas: 1aVocê gosta de trabalhar nessa empresa? 2aVocê recebe seu pagamento e benefícios em dia? 3a)Você recebe apoio operacional da supervisão da empresa quando esta passa no pelo condomínio? 4a) Você recebe treinamento constante ou orientações e procedimentos sobre como trabalhar no seu posto? Outro aspecto importante no momento da escolha de uma empresa é a distância da sua sede.

Sempre busque por boas referências. A melhor propaganda ainda é aquela feita por quem já contratou os serviços da empresa. Verifique o tempo em que a empresa presta serviços nos clientes em que atua, pois isso é um bom indicador de qualidade. Defina todas as informações relevantes e não tenha receio de perguntar a quem já utiliza os serviços de determinada empresa.

Forte abraço a todos!

José Eduardo Santos – Diretor do Grupo Coneleste Vigilância – MBA – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas-FGV  – 20 anos de experiência no segmento de Vigilância, Portaria e Facilities. Especialista  em Implantações de Postos de trabalhos em condomínios de médio e grande porte nos  estados de: São Paulo, Rio de Janeiro e cidade de Salvador-BA.somando mais de 440 implantações  em condomínios residenciais e comerciais.Capacitação e Reciclagem de Profissionais em condomínios. Palestrante  sobre segurança em condomínios. Criação e Revisão nos Procedimentos de Segurança. Auditor na  documentação de Terceiros e Auditor da Qualidade ISO-9000.

 

 

 

 

 

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