Registros de ocorrências de perturbação de sossego no Urbanova tiveram queda de 82%

0
46
Foto: Adenir Britto

O balanço do primeiro mês da implantação da Atividade Complementar no Urbanova foi positivo. Segundo a Prefeitura, os atendimentos a ocorrências referentes à perturbação do sossego público e aglomerações no bairro tiveram redução de 82% no período no primeiro mês da parceria entre a Guarda Municipal e os condomínios do Urbanova.

De 19 de janeiro a 19 de fevereiro foram atendidas 68 ocorrências de perturbação de sossego; no período de 26 de fevereiro a 26 de março,  que corresponde ao primeiro mês da Atividade Complementar foram atendidas 12 ocorrências. “Esta parceria foi assertiva e é muito importante porque também contribui para otimizar viaturas que ficariam à disposição no Urbanova e que com este convênio podem ser direcionadas para outras regiões como, por exemplo, para o Campo dos Alemães, combatendo as aglomerações nas vias públicas da zona sul”, relatou o Secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Henrique dos Santos.

A Atividade Complementar  consiste na contratação de agentes municipais para garantia da segurança em espaços privados. Os guardas prestam este serviço durante seus horários de folga com respaldo operacional e jurídico, a exemplo do que já acontece com os policiais militares na Atividade Delegada.

Esse modelo de atendimento da Guarda Municipal foi regulamentado pelo Decreto 17.499, de 2017. Já foi utilizado durante dois anos consecutivos pela ACI (Associação do Comércio e Indústria) no período das festas de fim de ano no centro da cidade. O Urbanova é o primeiro bairro de São José a aderir ao programa, com o objetivo de coibir os casos de perturbação de sossego e fluxo no bairro.

A parceria foi constituída entre sete associações de loteamentos fechados do Urbanova e a Prefeitura de São José dos Campos. O contrato tem duração de três meses, com investimento total de R$ 11.440,00.  “A qualidade de vida no bairro melhorou muito com a presença da atividade complementar e as pessoas estão finalmente conseguindo dormir. Dormir é um direito fundamental de todos. Sem sono não há saúde. A atividade complementar permite também que carros da guarda municipal que teriam que se “deslocar para atender o bairro”, fiquem livres para poder atender outras ocorrências em outros bairros. No final todos ganham”, contou Rodrigo Hamam, Presidente da Associação Mônaco.

“Este convênio com as associações de condomínios do Urbanova está garantindo mais segurança, sossego público e qualidade de vida aos moradores do bairro”, avaliou o Secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Henrique dos Santos.

Placas Antifluxo: A Prefeitura instalou cerca de 100 placas Antifluxo nos locais com maior incidência de fluxos no Urbanova. As placas indicam a proibição de estacionamento das 22h às 6h. Além dos agentes de mobilidade, os policiais também estão credenciados para a fiscalização do trânsito de competência do município (uso do solo) e já estão multando veículos estacionados de forma irregular.

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here