Um robô que fala, anda e dança e outro que se comporta como um cachorro estão entre as principais atrações do Science Days 10 anos by Alpha Lumen, que acontece nesta sexta (27) e sábado (28), em São José dos Campos, com entrada gratuita. O evento será realizado no Centro de Eventos do Vale Sul Shopping e deve reunir cerca de 15 mil pessoas.
Esta é a primeira vez que o robô humanoide Zizhao participa da mostra fora da sede da empresa que o desenvolveu. Com 1,30 metro de altura, ele consegue interagir com o público, conversar, se movimentar e até dançar.

Já o robô Spot, que lembra um cachorro, volta ao evento após chamar atenção na edição passada. Ele anda, reage a estímulos e interage com as pessoas, sendo uma das atrações mais procuradas.
Os dois robôs poderão ser vistos nos estandes e também em apresentações no palco principal.
Além dos robôs, o evento reúne mais de 130 instituições, como ITA, INPE e DCTA, além de escolas de todo o país. A programação inclui experiências interativas, oficinas, palestras, planetários, drones, realidade virtual, entre outras atividades ligadas à ciência e tecnologia.
Na sexta-feira (27), também será realizado o Science Days Space Symposium, encontro que reúne especialistas para discutir temas como setor espacial, sustentabilidade e saúde mental nas organizações.
Science Days 10 anos by Alpha Lumen
Data: 27 e 28 de março de 2026
Horário: Sexta: 9h às 17h | Sábado: 10h às 18h
Local: Centro de Eventos Vale Sul Shopping (antiga C&C), São José dos Campos
Entrada gratuita