A Prefeitura de São José dos Campos vai aumentar, a partir desta semana, a oferta de vagas para atendimento a pacientes com câncer que fazem tratamento à base de radioterapia.
O contrato com o Cenon (Centro de Oncologia Radioterápica do Vale do Paraíba) está sendo ampliado em 24,68%, possibilitando ofertar aproximadamente 2.000 sessões de tratamento a mais por mês aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O valor mensal passa de R$ 567.136,34 para R$ 707.128,92. Os pacientes em tratamento no Cenon são encaminhados pela Prefeitura por meio do Departamento de Regulação e Controle da Secretaria de Saúde. Cada paciente realiza um número variável de sessões conforme o planejamento terapêutico estabelecido pelo médico.
A radioterapia é uma modalidade de tratamento do câncer, indicada pelo oncologista. Na unidade, os pacientes passam por uma avaliação médica, onde é definido o plano terapêutico considerado ideal para o seu tratamento.
Além das sessões de radioterapia com acelerador linear de fótons e elétrons, o contrato prevê exames de imagem, planejamento para tratamento, tomografia computadorizada, consultas médicas em atenção especializada, entre outros.
A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes para destruir ou impedir que as células de um tumor cresçam. Ela é realizada em um aparelho chamado Acelerador Linear que emite a radiação na forma de raios x de alta energia.
Esta radiação, justamente por carregar uma alta energia, tem um grande poder de penetração em tecidos humanos e produz alterações celulares que levam as células cancerosas à morte ou estagnação.
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br