A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia nesta quinta-feira (1) a terceira avaliação de densidade larvária (ADL) deste ano. O objetivo é levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (zika, chikungunya e dengue) e definir estratégias de combate ao vetor.
A ação prosseguirá até o dia 23 de outubro e terá a abrangência de 17.793 imóveis das 42 áreas urbanas do município. Serão trabalhados imóveis residenciais, comerciais e pequenas obras, excluindo imóveis abandonados, desabitados, em demolição, em construção ou à venda, terrenos baldios murados ou não, praças, áreas verdes, pontos estratégicos e imóveis especiais.
Segundo a Prefeitura, os agentes de combate às endemias estão seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde em relação aos cuidados para reduzir a transmissão da covid-19.
Avaliação anterior
Na primeira ADL deste ano o IB (Índice Breteau), que aponta o nível de infestação do Aedes aegypti, foi de 0,7, o menor dos últimos 5 anos no mesmo período. A segunda, em julho, o resultado foi ainda melhor: 0,1. Para o Ministério da Saúde, o índice considerado aceitável é de no máximo 1,0.
Casos
Desde o início do ano, São José dos Campos registrou 432 casos de dengue.