A última reunião do ano do programa São José Unida, que reúne diferentes órgãos de segurança em São José dos Campos, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas desde sua criação, em 2017. Entre os dados informados, o município registrou quatro anos sem ocorrências de roubos a bancos e informou que 90% dos casos de homicídio são solucionados.
O relatório divulgado também aponta que, desde 2021, após a implantação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), foram detidos 1.723 suspeitos, recuperados 822 veículos (com média mensal de 15) e registradas 3.726 ocorrências atendidas.
O CSI (Centro de Segurança e Inteligência) é responsável pelo monitoramento 24 horas por meio de câmeras instaladas em diversos pontos da cidade e integra as diferentes frentes de segurança do município.
A Prefeitura apresentou ainda números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo referentes ao período de janeiro a outubro, comparados ao mesmo intervalo de 2016, um ano antes da criação do programa. As variações registradas foram:
* Roubos de veículos: -90%
• Roubos: -86%
• Furtos de veículos: -70,5%
• Furtos: -16%
De acordo com a administração municipal, os índices estão relacionados à ampliação de investimentos, ao uso de tecnologias, à atuação conjunta das forças de segurança, à criação de programas e à execução de ações contínuas.
O São José Unida reúne a Guarda Civil Municipal, o Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, a Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.
Durante a reunião, os representantes dessas instituições apresentaram balanços referentes às atividades realizadas em 2024. No encerramento, servidores municipais e integrantes das forças de segurança receberam uma placa de agradecimento pela atuação conjunta.
